Prefeitura informa que não foram encaminhados lotes com vacinas vencidas para Embu das Artes
Segundo a prefeitura, foi detectado um erro de transmissão de dados no sistema do SUS e já foi solicitado a correção imediata
A prefeitura de Embu das Artes, em nota emitida na tarde desta sexta-feira, dia 2, informou que o município não recebeu lotes de vacinas vencidas da AstraZeneca. Que um erro na transmissão de dados no sistema do SUS informa incorretamente que 20 pessoas receberam as vacinas vencidas.
Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas na população em diversas cidades do país. O que compromete a proteção contra a covid-19. No sistema SUS aparece que Embu das Artes teria aplicado 20 doses vencidas do imunizante.
“Informamos que não foram encaminhadas ao município de Embu das Artes vacinas vencidas e também não foram aplicadas vacinas vencidas. Detectamos um erro de transmissão de dados no sistema do SUS e estamos solicitando a correção imediata”, informa a nota.
A nota ainda esclarece que, Embu das Artes vacina de forma correta e que “os pacientes foram imunizados com doses de outros lotes. O erro foi na imputação de dados no sistema do SUS, que consta o lote errado. Já entramos em contato com os munícipes e solicitamos a carteira de imunização para conferência bem como comparamos com todos os outros pacientes imunizados no mesmo dia no mesmo local”.
Os imunizantes aplicados fora da validade fazem parte de oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. São eles:
4120Z001 expirou em 29/03
4120Z004 expirou em 13/04
4120Z005 expirou em 30/04
CTMAV506 expirou em 14/04
CTMAV505 expirou em 31/05
CTMAV520 expirou em 31/05
4120Z025 expirou em 04/06
Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante fora da validade precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose aplicara erroneamente.