Prefeitura inicia ações para redução de acidentes no trânsito das vias de Taboão
Convênio com o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito visa reduzir acidentes nas vias da cidade
Projeto vai atender 12 endereços com a revitalização e sinalizações horizontais e verticais nas ruas de Taboão
Edimon Teixeira
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) finalizou a primeira de três etapas das intervenções que visam à redução do percentual de fatalidades no trânsito, nas vias do município, selecionadas a partir de estudos preliminares realizados pela pasta.
Nesta fase, os projetos vão atender a 12 endereços, em diferentes bairros da cidade, com a implantação e revitalização de sinalização horizontal e vertical, além de promover os reparos em pontos necessários. A praça Nicola Vivilechio, cartão-postal do município, foi o primeiro local a receber as melhorias.
“Nesta etapa, atendemos a região central com duas lombofaixas, outras duas faixas de pedestres e implantamos sinalização vertical e horizontal”, pontua o secretário de Transportes, Dr. Gerson Brito. “Instalamos ainda “guarda-corpo” com tubos e correntes, nivelamento de valetas e ilha de proteção, dentre outros”, complementa.
Para a execução dos projetos, o município investirá R$ 1.152.864,04, fruto de parceria com o Governo do Estado de São Paulo, intermediada pela deputada estadual Analice Fernandes. O Detran-SP é responsável pelo repasse à cidade, por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
Dividido em três etapas, o plano de aplicação dos recursos é estruturado em oito macroações, que contemplarão Obras e Serviços de Engenharia, Sinalização Viária e Educação Para o Trânsito, sendo que, para as campanhas educativas, nas escolas municipais, firmou-se parceria com a pasta da Educação.
“O processo educativo é fundamental para nosso objetivo de reduzir a violência no trânsito, e este esforço integrado é muito importante para termos sucesso”, registra o secretário. “A criança de hoje será o motorista de amanhã e precisamos formar condutores conscientes, educados para a preservação da vida”, defende.
As demais ações já tiveram início, e as empresas contratadas para Obras, Serviços e Sinalização executam, dentre outras intervenções, a implantação de sistema de fiscalização eletrônica de velocidade veicular, sinalizações horizontais e verticais, semafóricas, rotatórias, lombofaixas e rampas de acessibilidade.
As campanhas educativas, por sua vez, serão dividas em duas fases. A primeira consiste na apresentação de espetáculo teatral, que atenderá a 13 escolas municipais, com 44 apresentações. Na segunda, as intervenções serão em vias públicas de grande movimentação, com foco em condutores, ciclistas e pedestres.