Prefeitura reforma bases da GCM em Taboão da Serra
As bases do CSU e do Marabá foram fechadas para manutenção. Secretaria de Segurança afirma que guardas trabalhavam em situação insalubre
A base do Marabá foi recolhida no início do mês e de acordo com a Secretaria de Segurança voltará como nova
Após um levantamento, a prefeitura de Taboão da Serra concluiu que as bases da Guarda Municipal do município necessitam de reforma. Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social, as unidades estão em “situação precária, em especial as unidades do CSU e do Marabá”.
De acordo com o secretário adjunto de Segurança, Tenente Dacal, os guardas trabalhavam em situação insalubre nos locais. “As bases do CSU e do Marabá estão em total situação de ‘podridão’. Tinham baratas e os guardas não tinham condições de ficar lá dentro, sem ar condicionado em um sol de 40°C, além de terem que usar banheiro químico durante o turno”, explicou.
A carreta do Marabá ficava instalada na rotatória entre as ruas Teófilo Otoni e Nae Minei, na divisa com o Campo Limpo. No início deste mês ela foi recolhida e está na Usina (Secretaria de Manutenção), onde passará por reforma antes de voltar para o local.
Segundo Tenente Dacal, a base do Marabá voltará “totalmente zerada, nova. Ela estava em situação tão ruim que até o assoalho estava quebrado. Os guardas tinham que colocar madeira para não cair nos buracos. Estava bem abandonada”.
A base móvel do CSU, que fica estacionada em frente à UBS Parque Pinheiros, está fechada temporariamente. As chuvas que atingiram a região no início do mês deixaram a unidade em condições precárias e os GCMs sem condições de atender a população. Ela também será recolhida para higienização e manutenção.
Enquanto as bases aguardam reforma, os GCMs que trabalhavam em ambas foram escalados para fazer rondas com viaturas pela região. “Mesmo que as bases estejam inoperantes, o efetivo está todo na rua, trabalhando com garra e determinação para proteger nossa população taboanense”, declarou Dacal.