Prefeitura vacina mais de 26 mil crianças
ACERVO HISTÓRICO – O setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde vacinou 26.757 crianças até 5 anos de idade, na segunda fase da Campanha contra a paralisia infantil, sábado, dia 23 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde, escolas públicas, Shopping Taboão e Hipermercado Extra.
As crianças que estavam com o calendário vacinal atrasado receberam as vacinas tríplice viral (difteria, tétano e coqueluche), hepatite B, tetravalente (Haemophilus, tríplice), e a M.M.R. (sarampo, cachumba e rubéola). Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Gresser, a Campanha foi plenamente satisfatória. “Vacinamos 100,42 % das nossas crianças, a tendência é aumentar o índice porque a vacinação continuou nos dias 25 a 29 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde”, comentou.
Carlos Alberto Guim, do Jardim Ouro Preto, levou seu filho Davi Guim, de 1 ano e 2 meses, para ser vacinado na Unidade Básica de Saúde Akira Tada. “A criança que não recebe a vacina é desrespeitada. A vacina é gratuita e os pais perdem apenas alguns minutos do seu dia, para proteger a criança contra a doença”, afirmou. “Minha filha é vacinada em todas as fases da Campanha. É muito descuido e irresponsabilidade dos pais que não cuidam da saúde da criança”, comentou Antonia Ferreira Araújo, moradora do Pazzini.
Moradores de outros municípios procuram os serviços de vacinação de Taboão da Serra, justificando o índice de mais de 100% da cobertura vacinal. “É o caso da Márcia Nunez Franco, que reside no Jardim Taboão, em São Paulo. “Trouxe os meus filhos, Rafael e Renato de 2 anos e 11 meses, para ser vacinado, porque sou responsável e sei o que é melhor para eles”, afirmou.