Prefeituráveis assinam carta de compromisso com o Coletivo do Movimento Negro de Taboão da Serra
Dos nove candidatos à prefeitura de Taboão da Serra, cinco já assinaram o documento
O Coletivo Movimento Negro de Taboão da Serra apresentou uma carta de compromisso aos prefeituráveis da cidade, onde eles pedem o compromisso do próximo prefeito com os direitos do povo negro taboanense.
Entre as ações que o coletivo, que é apartidário, espera do próximo governo taboanense estão a reativação do Conselho Municipal do Negro (Conegro) e, que a Coordenadoria da Igualdade Racial (Coopir) seja transformada em Secretaria, “com estrutura para o desenvolvimento de politicas publica, designando um secretário com notório saber sobre a tema da questão Racial e conhecimento sobre a população negra da cidade”, aponta o documento.
Dos nove candidatos, cindo já assinaram a carta de compromisso, são eles: Ronaldo Dias (Progressista), Daniel Bogalho (PSDB), Eduardo Nóbrega (MDB), Plínio do Pirajuçara (Solidariedade) e Oderlan (PT).
Agendaram os candidatos, nesta quinta-feira (22) Waldemar Lima (PMN); Najara Costa (Psol) na sexta-feira (23) e Aprígio (Podemos) provavelmente assinará na segunda-feira (26). O candidato do PSL, Vitor Medeiros, ainda não marcou data para assinar a carta.
“Espera-se que todos os candidatos assinem o compromisso de executar as ações em seus mandatos […] e que o enfrentamento ao racismo e às desigualdades saia dos discursos e se torne realidade”, diz Anderson Borba, do Coletivo Movimento Negro.