PRF apreende mais de 30 pássaros sendo transportados de forma irregular na Régis Bittencourt
Na noite da quinta-feira, dia 1º de novembro, por volta das 20h30, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo Renault Sandero, com placas de Belo Horizonte, na altura do pedágio de São Lourenço da Serra, no km 299 Rodovia Régis Bittencourt. Os policias encontraram no interior do carro cerca de 30 pássaros, um deles um tucano de bico verde.
Segundo a PRF, viaturas realizavam uma fiscalização de combate ao crime, quando pediu par ao veículo, com três homens, parar. Em vistoria os policiais encontraram no porta-malas gaiolos com os pássaros exóticos e um silvestre como viscachita, ladrilito, tico-tico argentino ou pigmeu e periquito ouro, bem como um tucano do bico verde.
Segundo o condutor do veículo identificado como D.C., ele teria adquirido os pássaros em Florianópolis e que estava transportando as aves Porto Ferreira, interior de São Paulo, onde seriam trocados por outros pássaros com um amigo. A ocorrência foi lavrada na própria Delegacia da PRF, o acusado assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado.
“Os animais estavam sendo transportados em condições precárias, sem ventilação adequada e desprovidos de alimentação”, disse a PRF em nota. Segundo o Policial Federal De Paula, os animais estão sendo tratados na própria sede da unidade Dan 4ª delegacia da PRF e serão reintroduzidos na natureza com o apoio da ONG SOS Fauna.
“Os pássaros estão com a gente, na delegacia. E com a ajuda da SOS Fauna eles nos ajudam a cuidar desses animais. Antigamente muitas aves acabavam morrendo, agora nos recebemos um curso dessa ONG que nos capacitou para alimentar cada tipo de pássaro, então, mesmo com uma estrutura pequena, conseguimos cuidar desses animais”, afirmou De Paula em entrevista ao Portal O Taboanense.
Marcelo Pavlenco Rocha, presidente da ONG SOS Fauna, forneceu alimentação e prestou os primeiros socorros, uma vez que os animais estavam em gaiolas apertadas e não dispunham de alimento e nem água. Os pássaros ficarão acomodados na delegacia da PRF até serem encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres onde receberão os cuidados necessários até que sejam reintroduzidos à fauna silvestre.
Veja imagens dos animais resgatados pela PRF