Primeiro Simpósio de Economia Verde começa com Feira de Profissões em Embu das Artes
Evento gratuito acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e busca apresentar formas concretas de economia criativa e desenvolvimento sustentável
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) estreou o Simpósio de Economia Verde de Embu das Artes com uma série de palestras e debates ocorre em torno do tema Profissões Ambientais, no qual profissionais que já atuam na área compartilharam suas experiências e importância da sua atuação para o meio ambiente.
No próximo sábado (09/06) acontecerá o segundo dia do evento, com workshops de atividades que podem ser desenvolvidas para gerar riqueza enquanto se preserva a natureza. São apresentados exemplos reais, casos de sucesso destas economias verdes, como criação de abelhas polinizadoras, produtos orgânicos a partir de frutos nativos, ecoturismo, alternativa gastronômica, entre outros.
“Em um período que tanto se fala em sustentabilidade, com impactos visíveis de mudanças climáticas, torna-se necessário que as autoridades adotem medidas socioambientais para o desenvolvimento em todas as esferas públicas, a fim de assegurar a justiça social para todos”, comenta Rodolfo Almeida, presidente da SEAE.
Dia Mundial do Meio Ambiente
As pesquisas não são animadoras: apontam para o fato alarmante de que em 2050 faltará água para dois terços da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Profissões serão extintas, abrirão espaço para novos labores relacionados à tecnologia, cuidados humanos e serviços ambientais; Um passeio pelos litorais brasileiros e a paisagem com ruínas denuncia a invasão do mar, que avança por praias e casas antes distantes. No Pacífico, ilhas inteiras já são engolidas pela água.
Ondas de extremo calor e extremo frio, em locais e temporadas atípicas, figuram as manchetes dos noticiários; Diante dos relatos acima, dentre tantos outros exemplos, percebe-se a urgência em agir em prol de mudanças alinhadas a um futuro possível.
Neste cenário, a SEAE convoca a população para adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano e comparecer aos eventos, a fim de buscar ferramentas e informações para ser atuante nas transformações para um mundo melhor.
SERVIÇO
Painel de Economia verde e Economia Criativa
Data: 09/06/2018 (sábado)
Horário: Das 8h00 às 12h00
Local: Câmara de Vereadores – R. Marcelino Pinto Teixeira, 50 – Parque Industrial Ramos de Freitas – Embu das Artes