Procura por cadastramento biométrico é baixa em Taboão da Serra
O Cartório Eleitoral 201ºZE, atende as cidades de Itapecerica, Juquitiba e São Lourenço da Serra
Procura por cadastramento biométrico continua baixa em Taboão da Serra, dos 206.031 eleitores taboanenses, apenas 52.031, ou seja, 25,25% se cadastraram. Os dados são referentes ao mês de janeiro de 2018, de acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). No município a biometria não é obrigatória.
O processo do cadastro biométrico em Taboão começou em 2015 nos cartórios eleitorais de Taboão da Serra, mas a procura continua baixa. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), dos 206.031 eleitores taboanenses, apenas 52.031, ou seja, 25,25% se cadastraram. Os dados são de janeiro deste ano. No município a biometria não é obrigatória.
O eleitor que procurar o cartório para solicitar o título pela primeira vez, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, automaticamente passará pelo cadastramento biométrico, o que inclui a coleta das digitais de todos os dedos das mãos, além de fotografia e assinatura digital.
O atendimento nos cartórios eleitorais deve ser obrigatoriamente agendado, no site do TRE-SP. Ao comparecer no cartório eleitoral na data marcada, o eleitor deve levar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens, com idade entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar. Todos originais.
O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado por agendamento, que evita filas e agiliza os trabalhos. Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e São Paulo – Sé, Lapa, Itaquera e Santo Amaro), o eleitor é atendido por ordem de chegada, sem a necessidade de agendar. Esses postos atendem cidadãos de todo o Estado.
Biometria
A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos (polegar ou indicador) no leitor do microterminal e, em seguida, ele é liberado para votar na urna eletrônica.
Serviço
Cartório Eleitoral Taboão da Serra
324ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Elisabeta Lips, 303 – Jd. Bom Tempo
416ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Helmuth Strobel, 165, Pq. Pinheiros