Professor Abílio Alexandre, de Taboão da Serra, morre afogado em Santos
Professor Abílio: figura querida e comprometida com a educação em Taboão da Serra
O professor de Taboão da Serra, Abílio Alexandre Vieira Borges, de 45 anos, morreu nesta quarta-feira, dia 20, em Santos. Ele realizava um trabalho para uma empresa de sondagem, quando estava em um barco que fazia a travessia de um canal. A embarcação afundou e ele não conseguiu se salvar.
Abílio deixa a mãe, Dona Iracema, a esposa, Cibele Ferreira e dois filhos do primeiro casamento, Nicolas e Lucas. O velório está previsto para acontecer nesta sexta-feira, dia 22, das 8h às 10h no cemitério da Saudades, em Taboão da Serra.
Professor de história, Abílio lecionava na escola estadual Antônio Ruy Cardoso, no Jd. Salete. Figura extremamente humana, querida por pais, alunos e colegas professores, se dedicava a projetos que levavam conhecimento através da música para jovens e adolescentes.
O projeto Escola da Família era organizado pelo professor Abílio e levava linguagem do Hip Hop para as salas de aula. A ação ganhou destaque em Taboão da Serra em 2018 quando um evento na EE Antônio Ruy Cardoso levou nomes como Wilson Psico e Kadesh, Jé Versátil, Cyphers nas Ruas, M-Sarios do Rei, Pew Mark e o grafiteiro Tico para a escola.
Além dessa ligação profunda com o Hip Hop e a educação, Abílio era uma figura querida também no meio político. Realizou diversas ações sociais, sempre levando conhecimento e cultura.
Professor Fenólio, ex-secretário de educação de Taboão da Serra, comentou a morte precoce de Abílio. “Ele deixa-nos num momento muito difícil para todos nós. Deixa também um legado de compromisso profundo com a Educação e a aprendizagem, carregado de muitas virtudes. Fará muita falta. Meu abraço solidário aos familiares e amigos. Que o Professor Abílio esteja na paz do Senhor.
O professor Paulo Henrique, o PH, lamentou a morte do amigo nas redes sociais. “Descanse em paz Abílio Alexandre Vieira Borges, um lutador da educação e liderança em Taboão da Serra, uma honra ter trabalhado com você”.
Diversos alunos também lamentaram a morte do professor Abílio. “Meus Profundos sentimentos, você foi um ótimo professor e bom amigo. Que Deus te coloque em um bom lugar, vai deixar saudades”, escreveu um estudante da EE Antônio Ruy Cardoso.