Professora de Taboão da Serra vence 4º Prêmio Professor Transformador 2023
Idealizada pelo periódico infantojuvenil Joca há 4 anos, a premiação prestigia propostas pedagógicas que promovam o uso do jornal na escola
Professora Irini Cristina (ao meio) recebe o prêmio de Mônica Gouvêa, da editora Magia de Ler. Ao lado, Álvaro Vicente, diretor da escola, também recebeu placa de reconhecimento pelo projeto.
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal na sala de aula, premiou os vencedores da sua quarta edição.O primeiro lugar foi conquistado pela pedagoga Irini Cristina Monteiro de Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alice Borges Ghion, de Taboão da Serra.
A docente do 5º ano do ensino fundamental desenvolveu o projeto “Se liga na Sustentabilidade”, em que usou reportagens do jornal para embasar discussões e pesquisas de estudantes sobre como eles poderiam contribuir para o desenvolvimento sustentável. Os alunos criaram ações e foram multiplicadores de boas práticas sustentáveis entre a escola, a comunidade e os seus pares.
“Criamos [em Taboão da Serra] o projeto contemplando as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômica, ambiental e institucional. ‘Se Liga da Sustentabilidade’ são lições que aprendemos na escola e esse projeto continuará! A nossa prática letiva, antes de mais nada, fica no coração do nosso estudante,” compartilhou a professora Irini Cristina.
O Prêmio Professor Transformador é promovido pelo periódico infantojuvenil Joca, o primeiro jornal voltado a notícias da atualidade para crianças e adolescentes, que soma mais de 300 mil assinantes pelo país, em sua maioria, as escolas.
A segunda colocação ficou com o projeto “Jornal Eccos: escrita significativa e formação cidadã”, idealizado pela professora Luciana Guimarães Foloni, do Colégio Eccos, de São José dos Campos (SP). Alunos do 4º ano utilizaram o jornal para aprender sobre a estrutura do gênero notícia. O desdobramento resultou no Jorneccos, um periódico que informa a comunidade escolar sobre o que ocorreu durante o trimestre. O impacto positivo foi percebido pelo aumento da leitura assídua do jornal escolar, que incentivou os alunos a escrever, opinar mais e produzir textos, tornando-os ativos no colégio.
O terceiro lugar prestigiou um docente do Rio de Janeiro. O projeto “A COP-27 visita nosso bairro” foi desenvolvido por Anderson Clayton Candido da Silva, professor de Geografia da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e do Colégio Nossa Senhora do Rosário, ambos de Volta Redonda, e do CIEP-477 Professora Rosa da Conceição Guedes, situado em Piraí. Respaldados por textos jornalísticos sobre a Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, os estudantes engajaram-se em debates, reflexões e fizeram sugestões aos problemas sociais e ambientais do seu bairro. Tudo isso contribuiu para o fortalecimento das habilidades críticas e propositivas, tornando a aprendizagem aplicável à realidade.
Mônica S. Gouvêa, diretora educacional da editora Magia de Ler, empresa que produz o Joca, explica que a fase seletiva contou com dezenas de projetos inscritos. Puderam participar professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas de ensino público da rede municipal, estadual e federal e de escolas particulares, que comprovadamente utilizaram o jornal no trabalho e nas orientações aos estudantes.
“O prêmio incentiva e prestigia os educadores que inovaram, implementando sequências de aulas com o uso de textos jornalísticos. O jornal traz essa conexão entre a escola e o que acontece no mundo e sua utilização de forma pedagógica favorece a aquisição de conhecimento, a formação do cidadão reflexivo e engajado para promover uma sociedade melhor”, explica.
A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo Capital, no dia 19 de outubro. Mais informações podem ser obtidas acessando a página do prêmio.
Sobre o Joca
O Joca é o principal jornal do Brasil para jovens e crianças. Inspirado nas publicações do gênero na Europa, usa uma linguagem adequada para o público infantojuvenil e aborda temas do noticiário de atualidades, além de assuntos inovadores que instigam a curiosidade desse público.