Profissionais de saúde de Taboão da Serra também estão sendo imunizados em São Paulo
O tecnólogo da saúde, Cleber Ribeiro de Jesus, 41 anos, compõe o time da Engenharia Clínica do Instituto Central do HC, foi vacinado na terça-feira, dia 19
Desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19 para combater o novo coronavírus, no domingo, dia 17, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a vacinação dos profissionais da saúde.
A imunização no Estado teve início com as primeiras doses aplicadas no Hospital das Clínicas de São Paulo. Taboanense que trabalham no HC já começaram a receber a 1ª dose da vacina.
O tecnólogo da saúde, Cleber Ribeiro de Jesus, 41 anos, morador do Pq. Marabá, que compõe o time da Engenharia Clínica do Instituto Central do Hospital das Clínicas, foi vacinado na terça-feira, dia 19.
Apesar de todos os cuidados, Cleber acabou se contaminando, teve sintomas leves e se recuperou rapidamente. Ele destaca que todos os protocolos de segurança são seguindo rigorosamente em seu ambiente de trabalho, com a utilização de todos os Epis obrigatórios.
Para o taboanense, funcionários que trabalham com a limpeza nos hospitais, também devem ser incluídos na 1ª fase da vacinação, são trabalhadores que se dedicam a deixar o ambiente limpo, mesmo não tendo contato direto com os pacientes como médicos e a equipe de enfermagem, eles também atuam dentro de centros cirúrgicos e UTIs.
“O pessoal da faxina, que pode não entender nada de paciente, mas entende muito de limpeza, muito de cuidado com o ambiente em que se encontra, para manter o hospital, o ambiente, mas salubre possível. Eles atuam também em centros cirúrgicos e UTIs. É muito importante lembrar dessa equipe [no momento da imunização]”.
O Governo de São Paulo declarou que a cada três minutos um profissional de saúde é vacinado. Até às 18h33 desta quinta-feira, o estado já tinha vacinou 50.661 mil pessoas contra covid-19. Os dados são do Vacinômetro, ferramenta digital, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado.
Covid-19 no estado de São Paulo
Até quinta-feira, dia 21, ocorreram 1.670.754 casos positivos de covid-19 e 50.938 vítimas fatais em toda a pandemia em SP. Desse total, somente em janeiro foram confirmados 208.457 casos novos e 4221 mortes. Já em dezembro, entre os dias 1º e 21, foram registrados 146.390 casos e 3041 óbitos.
As taxas de ocupação permanecem em crescimento a cada dia. Neste ano, já saltaram nove pontos percentuais no Estado – de 61,8% para 70,8% – e mais de quatro pontos percentuais na Grande São Paulo, onde passaram de 66,9% para 71,5%.