Profissional da saúde finge aplicar vacina contra covid-19 em idoso em São Lourenço da Serra
A profissional de saúde, auxiliada por um colega, posiciona a seringa com um líquido dentro para fazer a aplicação, porém ela não injeta no braço do senhor, fazendo apenas a perfuração na pele com a agulha
Após o ocorrido, o idoso foi chamado pelo Departamento de Saúde e foi vacinado, de verdade
Um vídeo que circula nas redes sociais, onde uma falsa aplicação da vacina contra a covid-19 foi flagrada em São Lourenço da Serra, causa revolta e pânico na população. Na gravação, a profissional de saúde, auxiliada por um colega, posiciona a seringa com um líquido dentro para fazer a aplicação, porém ela não injeta no braço do senhor, fazendo apenas a perfuração na pele com a agulha.
Revoltados, muitos munícipes estão cobrando uma investigação e questionando a vacinação na cidade. “Como nós vamos saber se foi só com esse idoso ou foi com mais idosos? Isso é uma vergonha”, publicou uma munícipe.
“Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra, quero saber como fica a situação de quem foi vacinada por essa dupla? Não posso e nem consigo confiar que minha avó esteja imunizada”, questiona a moradora da cidade.
A dúvida da população é saber se esse foi realmente um “caso isolado”, como apontado pela Diretoria de Saúde “Gostaria de saber da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra como eles constataram que foi um “fato isolado”? Há evidências que foi apenas essa profissional ou esse idoso? Então quais são? Por favor esclareça para mim”.
Segundo comunicado do Departamento de Saúde, também divulgado nas redes sociais no sábado, dia 20, o ocorrido levou ao afastamento da profissional e um boletim de ocorrência foi registrado. Também foi aberta uma sindicância para apurar o caso.
“O Departamento de Saúde vem informar que ao tomar conhecimento do ocorrido, de imediato abriu um processo de sindicância a fim de apurar os fatos. Ressaltamos que a profissional de saúde envolvida foi imediatamente afastada de suas atribuições. Esclarecemos que o ocorrido trata de um fato isolado, e que a Diretoria Municipal de Saúde está empenhada no combate a erradicar esse vírus que atinge nossa população”, diz a nota.
Depois que o vídeo repercutiu nas redes sociais e chegou ao conhecimento da prefeitura, o idoso foi contatado e vacinado, de verdade.
“Constatamos essa falha na aplicação e foi feita a aplicação nesse senhor. Não foi uma nova [aplicação] porque não foi injetada a vacina’, disse a diretora de Saúde, Michele Sales dos Santos da Silva, ao site Agora É Sério. “Foi feita a aplicação na sala de vacina do Departamento de Saúde”, concluiu.
A reportagem do Portal O Taboanense questionou a prefeitura de São Lourenço da Serra sobre o ocorrido, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.