Programa de prevenção às drogas forma 735 estudantes em Embu das Artes
Em 2018, oito escolas participaram dos cursos do Gepad somando 225 educadores, 1.443 pais e 1.073 estudantes atendidos
735 estudantes dos 4º e 5º anos das escolas municipais Jequitibá, Iodoque Rosa e Prof. Mauro Ferreira participaram do curso
O Grupo Educação e Prevenção de Drogas (Gepad), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, entregou no dia 15, o certificado de formação para 735 estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental que estudam nas escolas municipais Jequitibá, Iodoque Rosa e Professor Mauro Ferreira. O evento aconteceu na EM Iodoque Rosa.
De acordo com a coordenadora do Gepad, a GCM Souza, os alunos se empenharam durante o curso sobre drogas e álcool, que conscientiza a sociedade sobre a prevenção, dando informações científicas para crianças, jovens e adultos sobre o uso de drogas.
Foram apresentados também os primeiros cães do canil da GCM, Hunter e Aisha, que foram treinados para participarem de ocorrências com drogas.
O Gepad foi criado em 2007 para atuar em instituições públicas e privadas ligadas às áreas de educação, saúde, segurança e cidadania. Esse ano, oito escolas participaram dos cursos somando 225 educadores, 1.443 pais e 1.073 estudantes atendidos.
O programa
O Gepad, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas, realizando capacitação nas escolas municipais com professores, pais e alunos. Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; dar informações científicas sobre o uso indevido de drogas; integrar as instituições públicas e outros segmentos em programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação a dependentes. A droga mais usada na cidade é o álcool, predominantemente entre jovens do sexo masculino.