Projeto 360 abre escolas municipais aos fins de semana
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, mantém desde 2000, o Projeto 360 que leva lazer e entretenimento para a comunidade aos finais de semana em quatro escolas municipais. As escolas Armando de Andrade, Ugo Arduini, Dalva Barbosa Lima Janson e Francisco Ferreira Paes participam do projeto levando ao público, oficinas culturais, esportivas e artesanais.
Entre os cursos realizados estão teatro, dança, ginástica, música, futsal, volei, basquete, pintura, desenho, trabalhos manuais e jogos de dama e xadrez. A cada final de semana, cerca de 2.000 pessoas participam nas quatro escolas. O Projeto 360 começou em março de 2000, e virou Lei de autoria do vereador Antônio Carlos Fenólio em dezembro de 2001 (Lei 1393/2001).
Coordenado pelos educadores Carmen Ruiz e Ricardo Queiroz, o projeto funciona com 6 monitores de esportes e 4 voluntários. Os cursos acontecem todos os finais de semana, das 9 às 18h. “No início do Projeto, nossa meta era levar cerca de 100 pessoas as escolas aos finais de semana e quadruplicamos esse objetivo. Só fechamos as escolas na semana do Natal e do Ano Novo”, orgulha-se Carmen.
Lazer e entretenimento gratuito à comunidade
Através do Projeto 360, pais e alunos participam de atividades culturais, esportivas e artesanais. A estudante Fernanda Ferrari, 12 anos, participa há 3 anos do projeto, fazendo aulas de dança, capoeira e maculelê. “No final de semana, só vou para minha casa para almoçar”, conta a menina. A amiga Carla Letícia Manfredo, da mesma idade, concorda. “Se eu pudesse ainda faria mais cursos”.
O Projeto fez a diferença na vida de Hendi Gramacho, de 13 anos. “Antes do Projeto 360 eu ficava brincando na rua, agora venho todos os finais de semana para aprender a dançar”, conta. A amiga Joseane Ferreira Siva, de 13 anos, realiza o sonho de aprender capoeira através do projeto. “Meus pais não podiam pagar o curso e no Projeto 360, todas as atividades são gratuitas”, diz a menina.