Projeto de lei que permite doulas em maternidades é aprovado pela Câmara de Taboão da Serra
Doula é uma assistente de parto, é a pessoa que dá suporte físico e emocional para a grávida em toda a gestação. Uma doula não pode dar diagnósticos e nem fazer procedimentos restritos aos profissionais de saúde, mesmo se ela tiver formação na área
Vereador Ronaldo Onishi apresentou o projeto nesta terça-feira, dia 14, na sessão da Câmara Municipal,
O projeto 021/2019 apresentado pelo vereador Ronaldo Onishi (SD) nesta terça-feira, dia 14, na sessão da Câmara Municipal, prevê a permissão da presença de doulas em todas as etapas do parto, sempre que solicitado pela gestante, em hospitais públicos, maternidades e também nas intuições e privadas de Taboão da Serra. Elas ficam autorizadas a permanecer com as futuras mamães durante consultas, exames pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto.
Para Onishi, a assessoria de uma doula durante a gestação garante “maior tranquilidade e serenidade às futuras mamães, além de humanizar o parto”.
De acordo com o vereador, em Taboão da Serra são realizados em média 4.600 partos por ano, em sua maioria parto normal. “A maioria dos partos realizado na nossa cidade é normal, por isso é imprescindível o apoio psicológico e emocional, onde a gestante, principalmente a de primeira vez, fica nervosa, a doula estará lá pra isso, para dar assistência e orientação. Ela [doula] não irá participar do processo clinico”, ressaltou Onishi.
Doula é uma assistente de parto, é a pessoa que dá suporte físico e emocional para a grávida em toda a gestação. Apesar de não realizar partos, ela acompanha a mulher em todo o processo, das dores das contrações até o nascimento do bebê, com foco no bem estar da mulher. Ela não pode dar diagnósticos e nem fazer procedimentos restritos aos profissionais de saúde, mesmo que tenha formação na área.
Agosto Dourado
O projeto ainda determina que no mês de agosto serão realizadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do parto humanizado, aleitamento materno e a presença da doula no trabalho de parto.
A proposta do vereador Ronaldo Onishi segue agora para sanção do prefeito Fernando Fernandes (PSDB).