Projeto Lado a Lado ganhou importância e nova unidade em Taboão da Serra em 1998
de construção da sede do projeto Lado a Lado do Jd. Vila Sônia, em 1998.
Publicado no Blog do Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar uma série de matérias do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 762 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1998. O destaque daquela semana era o início das obras de uma creche comunitária que funcionaria no projeto Lado a Lado do Jd. Scândia e Panorama.
As obras da creche tiveram início em setembro daquele ano com a verba arrecadada no Baile da Primavera, promovido pela secretaria de Bem-Estar Social, que na época era comandada pela primeira-dama Analice Fernandes.
O terreno onde foi construída a creche tinha “duas alas, banheiro e cozinha e pertence a Sociedade Amigos dos dois bairros. Como o terreno corria risco de deslizamento, a prefeitura construiu um muro de arrimo no local. O próximo passo será a construção de um salão”, escreveu O Cidadão na época.
Na mesma semana a prefeitura de Taboão da Serra iniciava a construção de mais uma unidade do projeto Lado a Lado, desta vez no bairro Jardim Vila Sônia. O espaço funcionou como um núcleo comunitário durante anos. Ali foram erguidos um salão, uma quadra, banheiros, cantinas e vestiários.
“Será um centro esportivo, cultural e até mesmo religioso. Já conseguimos, por meio de doação da empresa Grabber, computadores para a comunidade no Vila Sônia. A própria comunidade ajudará a cuidar do local”, explicou na época a secretária de bem-estar, Analice Fernandes.
O início dessa obra foi feita com a verba conseguida com o Baile do Havaí, em 1997. “Pudemos dar um belo empurrão inicial. Agora estamos na fase final”, comentou Analice. Sobre o destino do espaço, a secretária disse na época: “cada bairro tem sua prioridade, sua carência específica, mediante com reuniões com a comunidade local vamos decidir qual o destino desse prédio”.
O projeto Lado a Lado foi (e ainda é) um dos projetos sociais que mais deram frutos na história de Taboão da Serra. O primeiro núcleo foi construído no Jd. Saporito. Após o fim dos dois primeiros mandatos do prefeito Fernando Fernandes, a gestão posterior acabou com o programa. Em 2013, após ser eleito novamente, Fernandes voltou com o projeto, mais turbinado do que nunca.