Projeto leva educação ambiental a mais de 700 estudantes de Embu das Artes
O projeto de educação ambiental “As Missões do SuperColetor”, realizada na rede municipal de educação de Embu das Artes, envolveu mais de 700 alunos das 4ª e 5ª séries do nível fundamental das escolas Paulo Freire, Valdelice Prass, Mauro Ferreira, Iodoque Rosa, Astrogilda e Jequitibá, entre os meses de outubro e dezembro de 2022.
Os objetivos principais do projeto foram conscientizar os estudantes sobre a necessidade de destinar corretamente os resíduos sólidos produzidos pelo ser humano, incentivar a sustentabilidade ambiental por meio de práticas individuais e coletivas e orientar e estimular a criação de uma horta escolar.
Durante os meses, a iniciativa foi desenvolvida nas seguintes etapas: (1) contato e apresentação nas escolas; (2) cumprimento de atividades com a introdução de conceitos, promoção de teatro e brincadeiras lúdicas com o SuperColetor (um super-herói em quadrinhos com a missão de conscientizar as crianças sobre o meio ambiente) e entrega de gibi e material impresso; (3) orientação e preparação do espaço para a implantação de horta escolar e (4) premiação de concurso de cartazes confeccionados pelos alunos baseados no SuperColetor (escola vencedora após votação: E. M. Astrogilda).
A realização do projeto ocorreu por meio de uma parceria entre a Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Limpeza Urbana – Amlurb (Prefeitura de Embu das Artes), Grupo Enob e Ambiental Embu das Artes. No ano de 2023, ele deverá ser expandido para outras escolas municipais.