Pronto Socorro do Jd. Santo Onofre foi reinaugurado em 1997 por Fernando Fernandes
Ao lado da primeira dama, Analice Fernandes e dos vereadores Salvador Grisafi e Said Jorge de Moraes, Fernando Fernandes reinaugura o PS do Jd. Santo Onofre
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, como na da semana passada, abordamos matérias que foram publicadas originalmente na edição nº 694 do Jornal O Cidadão, que circulou em maio de 1997. Entre os destaques da semana, a reinauguração do então recém-reformado Pronto Socorro do Jd. Santo Onofre, em Taboão da Serra.
Logo que assumiu seu primeiro mandato como prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes tinha uma missão: tirar a saúde do município que estava na UTI. Em meio a boatos que fecharia o Pronto Socorro do Jd. Santo Onofre, o prefeito que estava no cargo há apenas cinco meses desmentiu o sobre o fechamento reinaugurando o local totalmente reformando e ampliado.
Na ocasião, o então presidente da Câmara Municipal, Said Jorge de Moraes, disse sobre os boatos que “intranquilizavam” a população. “Um professor não fecha uma escola, um religioso não baixa as portas de seu templo, e o prefeito que é médico jamais fecharia um pronto-socorro”, disse.
A reinauguração aconteceu no dia 11 de maio de 1997, que era Dia das Mães. Em seu discurso, Fernando Fernandes ressaltou a importância das mulheres na saúde das famílias. “Elas são as grandes pronto-socorristas de nossas vidas”, disse. Mais de 600 pessoas prestigiaram a inauguração que terminou em uma grande festa com música.
Fernandes fez um discurso político, pedindo apoio da Câmara Municipal para seu projeto de reforma da saúde. “Como disse o vereador Elói, tudo estava perdido e nossa missão é recuperar isto, e quero contar com todos, da situação e da oposição, pois nosso objetivo é melhorar a cidade”.
Outra novidade é que a partir da reinauguração do Santo Onofre a jornada para os profissionais de saúde em Taboão da Serra passou a ser reduzida para 30 horas semanais. “Assumi este compromisso em documento assinado durante a campanha, e vou estender essa conquista a toda rede municipal de saúde”.
Atualmente a unidade foi convertida em um Pronto Socorro infantil.