Protagonismo das mulheres negras na sociedade é tema de exposição em Taboão da Serra
Valorizar o papel da mulher negra na sociedade e estimular a sua representatividade entre as protagonistas é o objetivo da exposição itinerante ” Mulheres Negras Cultura e Protagonismo”, a exposição acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de julho, em Taboão da Serra.
Realizada pelo Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra e Região- CNN, a mostra é gratuita e é em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra e ao dia Nacional de Tereza de Benguela, que acontece em 25 de julho.
A mostra tem como objetivo apresentar as diversas formas de protagonismo das mulheres negras. As fotografias apresentam mulheres negras em variadas profissões e funções sociais e dão visibilidade para as suas ações como produtoras de saberes e lideranças. Mulheres que atuaram e atuam no cotidiano para enfrentar o racismo e as desigualdades. Ao serem vistas, as imagens potencializam mulheres e meninas negras que se veem representadas.
A exposição itinerante é uma iniciativa que promove a reflexão sobre diferença e equidade e acesso popular ao conhecimento histórico brasileiro.
O Coletivo
O Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra e Região- CNN, foi concebido e organizado em 2020 para discutir políticas públicas e constituído em 2021 como uma entidade de estudos, pesquisas, formação, divulgação, defesa, conservação do patrimônio histórico, promoção artística, cultural, da educação, saúde, cidadania e defesa dos direitos da população negra.
Serviço
Exposição Itinerante Mulheres Negras Cultura e Protagonismo na agenda Julho das Pretas
Datas e locais:
23 de julho: Praça Nicola Vivilechio, Taboão da Serra, das 13h às 18h
24 de julho: Hangar, rua Paulino Ortega, 182 das 12h às 20h