PSDB irá confirmar Daniel Bogalho como candidato a prefeito no sábado, dia 12
O vereador Cido, escolhido para ser o vice na chapa, o prefeito Fernando Fernandes e Daniel Bogalho, durante Quentão do Taboão em 2019
O PSDB de Taboão da Serra e mais cinco partidos ligados ao governo de Fernando Fernandes irão realizar sua convenção no sábado, dia 12. O nome de Daniel Bogalho (PSDB) e do vereador Cido (PTB) serão confirmados como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A coligação deverá lançar mais de 100 candidatos a vereador.
» Leia mais notícias sobre as eleições municipais de Taboão da Serra
A convenção acontece na Arena Multiuso, às 17h, e será no sistema drive-in, mantendo o distanciamento social e todas as medidas protetivas. Segundo a organização, o evento será transmitido on-line nas redes sociais dos partidos aliados.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Daniel Bogalho disse que está ansioso, mas confiante, para a realização da convenção. “Minha expectativa é grande, ter o apoio do prefeito Fernando Fernandes, da deputada Analice Fernandes, de grande parte dos vereadores, da Arlete Silva, do Paulo Félix, que são grandes referências na cidade e estão juntos nesse projeto”, disse.
Sobre a escolha do vereador Cido, para ser seu vice, Daniel disse que a decisão foi tomada pelo grupo. “Estamos juntos para que esse projeto seja um grande sucesso na cidade, temos muitos desafios pela frente e vamos apresentar um plano de governo abrangente e moderno para Taboão da Serra”.
Daniel lamentou a saída do PL do grupo, mas acredita que a decisão ainda possa ser revertida. “Infelizmente o PL não faz mais parte do projeto, não sei qual projeto o PL deve se somar a partir da convenção. Quem sabe lá na frente podemos ter uma volta, não sei. Toda perda é ruim, mas continuamos de cabeça erguida”.
A coligação que apoia Daniel Bogalho é formada pelos partidos PSDB, PTB, DC, Republicanos, PMB e Rede Sustentabilidade.
Convenções
As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (31). O prazo para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.
A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral.
O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.
As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.
O Tribunal Superior Eleitoral elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança tanto para os servidores da Justiça Eleitoral, quanto para os membros dos partidos.
Com informações do site do TSE