PSL lançará Vitor Medeiros como candidato a prefeito de Taboão da Serra; convenção será dia 13
Em chapa única, o pré-candidato a vice-prefeito será o pastor Eraldo Acioli
Vitor Medeiros candidato do PSL em Taboão da Serra
A convenção partidária que irá lançar Vitor Medeiros e o pastor Eraldo Acioli como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Taboão da Serra pelo Partido Social Liberal (PSL) acontece no próximo domingo, dia 13. O evento será virtual.
» Leia mais notícias sobre as eleições municipais de Taboão da Serra
“Meu vice é o Eraldo Acioli, grande personalidade, uma pessoa de respeito. Um cara que tem uma palavra muito positiva, uma fé tremenda. Um irmão para nós. Não existe nada mais forte pra ele do que a amizade e o respeito ao próximo”, disse Vitor Medeiros.
Segundo Medeiros, o PSL está acertando os últimos detalhes para compor a chapa com mais um partido. “Estamos com outro partido pra vir com a gente, mas ainda não posso revelar. Estamos crescendo. A eleição está bem positiva. Está aberta. Vai ganhar aquele que tiver um trabalho, um projeto favorável ao povo”, destacou.
A convenção do PSL será virtual. “Não vamos fazer barulho, até por ordem e responsabilidade. A Estadual pediu para que não fizéssemos presencial essa convenção. Respeitando as determinações da Saúde. Vamos fazer uma convenção rápida. Com certeza vamos esta com mais coligações”, ressaltou Medeiros.
O partido vai apresentar 20 pré-candidatos a vereador.
Convenções
As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (31). O prazo para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.
A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral.
O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.
As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.
O Tribunal Superior Eleitoral elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança tanto para os servidores da Justiça Eleitoral, quanto para os membros dos partidos.
Com informações do site do TSE