Psol decide se manter neutro no segundo turno e prega voto nulo em Taboão da Serra
Candidatas do Psol, ao lado de Najara Costa, durante campanha n primeiro turno em Taboão da Serra
Depois da decisão da ex-candidata a prefeita, Professora Najara Costa, em não apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno em Taboão da Serra, o Psol anunciou que seguirá o mesmo caminho e se manterá neutro na votação de domingo. O partido ainda comunicou que defende o “voto nulo” na cidade.
Professora Najara Costa terminou a eleição em quarto lugar, com 8.734 votos, uma votação histórica para o Psol em Taboão da Serra. Desde então, uma discussão interna entre os filiados ganhou espaço para saber se o partido apoiaria Engenheiro Daniel (PSDB), Aprígio (Podemos) ou ficaria neutro.
› Leia a cobertura completa das eleições 2020
Em uma reunião presencial no sábado, dia 21, os filiados decidiram que o partido não irá apoiar nenhuma das duas candidaturas. “O Partido Socialismo e Liberdade de Taboão da Serra deliberou, pela maioria dos presentes, que a posição do partido no município será de voto nulo no segundo turno”, informou em nota.
Ainda segundo o Psol, a avaliação feita é “que nenhum dos candidatos, seja Aprígio, seja Daniel Bogalho, representa os interesses do povo pobre e trabalhador da cidade, assim como não estão comprometidos com as pautas de defesa das bandeiras dos movimentos negro, de mulheres, LGBTQIA+, bem como com as pautas de reivindicações do funcionalismo público que tem seus salários arrochados há mais de 20 anos”.
O Psol criticou as duas candidaturas, dizendo que “entende que o continuísmo dos Fernandos/Tucanos, representada pelo candidato Daniel Bogalho, e a ganância do setor imobiliário, representado pelo candidato Aprígio, são duas faces da mesma moeda: dois candidatos da direita e da elite Taboanense”.
Por fim, o partido disse estar coerente com o seu programa e comemorou o que chamou de “linda campanha” encerrada no domingo, dia 15. “Com a história de luta do PSOL na cidade, mas, principalmente, com aqueles e aquelas que acreditaram no nosso projeto, não nos resta outra alternativa que não seja chamar o voto nulo e afirmar nosso compromisso de permanecermos firmes na luta junto com o povo contra os ataques e arbítrios de qualquer um dos candidatos eleito”.