PT confirma pré-candidatura de Rosângela Santos a prefeitura de Embu das Artes
Rosângela Santos durante entrevista coletiva com a imprensa regional na última terça-feira, dia 31, em Embu das Artes
O PT de Embu das Artes confirmou nesta terça-feira, dia 31, durante entrevista coletiva com a imprensa regional, que Rosângela Santos é a pré-candidata do partido para a disputa da prefeitura em 2024.
Rosângela Santos foi escolhida em um processo interno do PT de Embu das Artes, a disputa estava entra ela e o ex-prefeito Geraldo Cruz. Com a decisão do diretório municipal, Cruz, caso aceite, poderá ser o vice da chapa, porém ele ainda não se manifestou.
Essa não será a primeira vez que Rosângela Santos disputará as eleições municipais para o cargo de prefeita de Embu das Artes. Em 2020 ela saiu candidata e recebeu mais de 27 mil votos, uma votação expressiva para uma campanha acanhada financeiramente e praticamente sem nenhum apoio.
No próximo ano a conjuntura política favorece muito Rosângela Santos. Seu nome é um dos principais ativos do PT no Estado de São Paulo e o partido do presidente Lula irá apostar alto em sua candidatura.
Outro fator importante, que pode ser decisivo, é que Embu das Artes poderá ter dois turnos nas eleições caso nenhum candidato alcance 50% mais um dos votos válidos. Diversos candidatos de oposição, como o ex-prefeito Chico Brito, já disseram que devem permanecer unidos contra o grupo do atual prefeito, Ney Santos.
Assista a coletiva na íntegra
“Estou muito feliz em poder dar essa notícia, o que queremos para Embu das Artes é dar dignidade para a população através de políticas públicas e dignidade acontece com um governo atuante, um governo que tenha boa vontade, que seja honesto, que tenha caráter, que não seja envolvido com corrupção”, disse Rosângela Santos na abertura da coletiva.
Em 2016, Rosângela Santos foi a vereadora mais votada do PT em todo Estado e teve atuação destacada na Câmara Municipal, sendo oposição no primeiro mandato de Ney Santos. “Denunciei, me posicionei, entrei no ministério público, não só por ser oposição, mas porque represento a população”, lembrou.
Sobre o pré-candidato do grupo político que atualmente comanda a prefeitura de Embu das Artes, Rosângela não poupou críticas a Hugo Prado. “A experiência que eu tenho com ele na Câmara Municipal é que ele é uma marionete, fantoche do governo. Tudo o que o Ney manda ele faz. Não vejo ele com credibilidade para se posicionar, para fazer acordo. Ele não tem a opinião dele. Ele faz o que o Ney manda ele fazer”, criticou.
O PT deverá lançar Rosângela com uma frente ampla, pelo menos oito partidos já se manifestaram a favor de sua pré-candidatura.
Apoio federal
Na última semana Rosângela Santos esteve em Brasília e participou de diversas reuniões com representantes do Governo Federal. Ela foi recebida pelo Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha. Na oportunidade ela entregou um pedido para a construção de um Hospital Geral em Embu das Artes. Padilha manifestou o apoio do governo do presidente Lula para a implantação do Hospital na cidade e ressaltou que para a proposta ter andamento precisa contar com a participação do governo estadual e da prefeitura.