PT de Taboão da Serra tem racha e filiados históricos podem deixar partido
Reunião do PT de Taboão da Serra onde foi discutido os caminhos do partido nas próximas eleições
Publicado no Blog do Toledo
A aproximação das eleições municipais está deixando marcas profundas no PT de Taboão da Serra. Parte dos dirigentes do diretório municipal estão descontentes com a forma que Professor Oderlan e Irineu Casemiro estão conduzindo as negociações para que a federação (composta pelo PT, PV e PCdoB) apoie a reeleição de Aprígio.
O cerne da discussão orbita pela falta de diálogo com os outros integrantes da cúpula petista em Taboão da Serra. Na noite da última quinta-feira, dia 21, uma reunião entre dois grupos do partido na cidade deixou um clima “desagradável” e poderá inclusive determinar que filiados históricos deixem o partido em sinal de desaprovação pela forma “nada transparente” que está sendo feita a negociação.
Após pressão de filiados, Irineu Casemiro teria dito que o PT já está fechado com Aprígio, independente da vontade dos filiados municipais. A decisão de apoiar Aprígio teria sido tomada pela cúpula do partido no Estado.
Muitos pré-candidatos ouvidos pelo Blog do Toledo disseram que se sentem “abandonados” e não sabem a estrutura que terão durante a campanha. Parte dos filiados chegou a discutir um eventual apoio a pré-candidatura de Nil Félix (Psol), mas o apoio foi rechaçado pela cúpula petista.
A possibilidade do PT lançar candidatura própria também está descartada, a decisão, mesmo que sem votação no diretório municipal, será apoiar a reeleição de Aprígio.
Presidente contesta informações
O Blog do Toledo falou com o presidente do PT de Taboão da Serra, Maurício Lourenço, que rechaçou o racha no partido e confirmou o iminente apoio a Aprígio. “Já havíamos tomado a decisão no dia 24 fevereiro, nossa posição de não haver candidatura própria. Fizemos essa discussão em relação ao apoio a uma candidatura majoritária”, disse.
Segundo Maurício Lourenço, a comissão da executiva municipal decidiu, por uma construção estratégica, que o partido deve focar em eleger pelo menos um vereador, e a maioria entendeu que o melhor seria apoiar a reeleição de Aprígio, mas ressaltou “ a decisão não depende só do PT, mas também [dos partidos] da federação”.
Pelo o que apurou o Blog do Toledo, o PV já estaria fechado com Aprígio e o PCdoB, mesmo com a suposta vontade de Najara Costa de se candidatar a prefeita, também já teria apalavrado o apoio a Aprígio.
O presidente do PT insistiu que o partido está “construindo para fazer vereança, dentro da conjuntura municipal, que recebeu emendas federais para cidade, não podemos deixar essa oportunidade de crescer no município”.
Maurício afirmou que existem vozes divergentes dentro do partido, mas segundo ele, faz parte da democracia. “É legitimo participar da coordenação. Até um mês atrás não tinha outras candidaturas de esquerda, a Nil Félix era secretária do governo. Ontem, na reunião da executiva, debatemos o assunto. A gente vem dialogando, para o convencimento, entendemos que existe uma candidatura que representa esse grupo. Queremos construir juntos, pode existir o debate político, mas não existe isso de racha”.
Sobre o apoio a Aprígio, Maurício Lourenço garantiu que o fato do governo ter trazido Lula para a cidade, durante o período eleitoral, é fundamental para que o PT o apoie. “Claro que não amarra, mas foi um gesto importante, não que definisse, mas foi muito importante, gerou uma identificação”.