Quais as melhores soluções de baixo custo para digitalizar seu negócio
A transformação digital trouxe, dentre tantas novas perspectivas, a necessidade de digitalizar os negócios e empresas. O fator crucial para o sucesso dos negócios é estar em sincronia com o tempo e atento às demandas atuais.
Hoje em dia, atender as necessidades do mercado está diretamente ligado ao processo de digitalização, com novas experiências ao consumidor e melhor atendimento.
Com a pandemia, esse processo de digitalização das empresas acelerou de forma expressiva, visto que a principal ferramenta de vendas e serviços se tornou digital.
Dessa forma, é preciso que o empreendedor esteja atento aos processos internos de seu negócio e quais as possibilidades de transformação de cada etapa. A digitalização representa um novo modelo de mercado e um novo modelo de pensamento.
Em contrapartida, entrar no mundo digital pode ser um grande desafio para os pequenos negócios, seja para participar de forma híbrida ou 100% digital. Ao contrário do que a maioria pensa, digitalizar seu negócio pode ser muito acessível e barato.
Processos simples podem ser automatizados por muito pouco investimento, para isso é preciso traçar estratégias inteligentes e entender onde a inovação se encaixa. É preciso antecipar as mudanças no mercado e conquistar vantagens no seu negócio no momento presente.
O mundo está em crescimento e evolução constante, o novo modelo de consumir está interessado no futuro, no digital e em novas experiências. Eles querem vivenciar e consumir novidades.
Pensando nisso, separamos algumas informações importantes que irão te ajudar nesse processo e te mostrar como estratégias digitas e com baixo custo podem ser uma forma de digitalizar o seu negócio.
A importância da digitalização
A digitalização é importante para além dos negócios, pois é preciso digitalizar os processos de comunicação, canais de venda e até mesmo os produtos, quando possível. Muitos negócios que já existem podem se transformar em negócios digitais por muito pouco e com um baixo custo.
Contudo, é preciso entender o contexto atual do mundo para compreender de fato a importância da digitalização como a primeira etapa da transformação digital.
Saber onde a inovação se encaixa, como esses processos se dão e como tudo isso se conecta com a nova cultura é essencial. A história mostra como as grandes revoluções tecnológicas são sempre duradouras e incisivas no mercado.
Quantas horas do dia você passa com o smartphone nas mãos? Questões como essa deixam claro a real situação do consumidor atual, pois as pessoas estão disponíveis no mercado digital em tempo integral, com expectativas e demandas de soluções digitais.
Grandes marcas já trazem modelos de sucesso com a digitalização. A Magazine Luiza é um exemplo delas. Outros gigantes do meio digital como o Uber e Ifood também tornam explícita a importância da digitalização no mundo e nos negócios.
Além disso, digitalizar um negócio requer muito mais do que inovação nos processos e automatização de plataformas, mas um novo mindset, integrado a uma cultura tecnológica e digital.
Transforme seu negócio
Assim como todo processo que envolve mudanças, é preciso se organizar e planejar os próximos passos. Para digitalizar sua empresa, é necessário ter paciência e persistência ao analisar todos os elementos do procedimento.
Quais as possibilidades de digitalização?
Quais ferramentas podem ser automatizadas? Qual tipo de serviço está disponível para ferramentas tecnológicas? É preciso traçar um estudo a fim de entender as funcionalidades do seu negócio e quais as possibilidades de transformação.
Construa uma estratégia
Estabeleça metas e objetivos dentro do seu orçamento e planeje um plano de ação. Desenhe todas as possibilidades, desde operacionais, administrativas e de gerenciamento.
Qual a forma de contato com o cliente? Por meio de que plataforma você irá alcançar seus clientes? Quando há um problema, qual o contato pós-venda? É importante mapear todos esses pontos para traçar estratégias digitais positivas e de baixo custo.
Todo esse processo será importante para uma digitalização eficiente, que funcione para o seu negócio, funcione para os seus clientes e o principal: esteja dentro dos seus planos e orçamentos.
Ter uma consultoria externa e uma equipe especializada no digital pode ser uma vantagem, porém há outras formas mais acessíveis para isso.
Hoje em dia você encontra diversos conteúdos na internet, seja vídeos explicativos no YouTube ou até mesmo podcasts no Spotify, ambas ferramentas gratuitas.
Desenvolva um e-commerce
Independente de qual seja o seu nicho de negócio, ter um espaço online no e-commerce é a forma mais direta de digitalizar seu empreendimento.
As ferramentas de venda online são inúmeras. Você pode criar uma loja online, utilizar as redes sociais como plataforma de venda ou até mesmo vender seu produto em um marketplace.
Para criar uma loja online, é preciso ter um domínio registrado na web e contratar serviços de hospedagem.
Dentro desses pacotes ainda há a possibilidade de criar um e-mail profissional(faça o seu aqui), com uma plataforma muito mais segura e personalizada para gerenciar os assuntos relacionados ao seu negócio.
Além disso, ter um e-mail profissional é muito importante para gerar maior credibilidade aos seus clientes, além de ser uma forma de digitalizar ainda mais as comunicações.
Os preços de hospedagem de e-mail profissional são cada vez mais baratos e acessíveis, uma ótima opção para quem procura serviços de baixo custo.
O e-commerce é possível para todos os tipos de negócio. Se você é um professor, já tem um curso superior ou uma especialidade, é possível transformar isso em formatos digitais, criar ebooks, cursos online e começar a vender o seu conhecimento online e com baixo custo.
Atendimento virtual e Delivery
Com o isolamento social, o atendimento online e delivery se tornaram a maior tendência nos negócios e a principal forma de vendas. As lojas e restaurantes aceleraram a digitalização de seus negócios em poucos dias e hoje essa é a nova realidade do país.
Empresas que ainda não fornecem esses serviços estão ultrapassadas no mercado e com prazo vencido. Uma das grandes vantagens do atendimento online é a rapidez e a praticidade do atendimento, ambos fatores que contam muito pro consumidor atual.
Há várias ferramentas que podem ser utilizadas para o atendimento, mas que podem variar de acordo com os segmentos do seu negócio. O Whatsapp Business é o aplicativo mais comum e utilizado pelas empresas, principalmente por ser acessível a todos.
Basta baixar o aplicativo no celular, cadastrar um número de telefone e criar uma conta comercial. Além de ser uma ferramenta de vendas, contato direto com o cliente e atendimento online, o Whatsapp pode servir como uma vitrine para o seu negócio.
É possível disponibilizar o endereço, telefone e até mesmo seu e-mail profissionalnas suas informações gerais, tudo isso irá agregar ainda mais valor à sua marca e passar maior confiança ao cliente.
Pagamento digital
O contato com o dinheiro físico após a pandemia de 2020 diminuiu drasticamente, visto que é mais uma das possíveis formas de contato com o Coronavírus. Com isso, a demanda por pagamento digital aumentou de forma significativa, a ponto de ser hoje a principal forma de pagamento entre as pessoas.
Hoje em dia é possível fazer o pagamento digital por meio de aplicativos como o PicPay e até mesmo por meio do PIX, uma forma de pagamento de transferência instantânea. Aderir a essas novas formas de pagamento amplia as possibilidades de novos clientes e é mais uma das formas de digitalizar seu negócio sem gastar nada.
Conclusão
Essas foram apenas algumas dicas de baixo custo para digitalizar o seu negócio. Seja qual for o seu empreendimento, esteja sempre atento às marcas de sucesso e o que elas estão fazendo no meio digital.
Passar para a nova era com um mindset antigo pode ser um erro fatal para os negócios. Muitas empresas já adotam medidas simples que somam muito no sucesso da digitalização dos negócios.
Algumas atitudes como substituir o uso de papel em reuniões por documentos digitalizados e compartilhar documentos pelo e-mail profissional ao invés de imprimir várias cópias, são exemplos de como a digitalização pode ajudar principalmente o meio ambiente.
Por fim, é importante entender a transformação digital como um novo conceito de ideias e comportamentos. A tecnologia e as mídias digitais fazem parte do propósito desse novo modelo de consumidor e trazem soluções para os seus problemas.