Que tal editar seus vídeos de música preferidos para postar nas redes sociais? Confira o passo a passo!
Incluir uma música ou remix que virou tendência ao vídeo que você vai publicar no seu perfil do TikTok, Instagram ou outra rede social tem o potencial de aumentar o engajamento e a experiência dos seguidores que consumirão esse conteúdo.
O motivo é simples: a música tem o poder de estabelecer a atmosfera do vídeo em si, ela consegue transmitir as mais diferentes emoções e mantém quem estiver assistindo interessado.
O que nem sempre é simples, por outro lado, é editar vídeos para alcançar resultados com aspecto profissional. Isso acontece porque muitos programas de edição que exigem pagamento de mensalidade para serem utilizados e precisam de um computador com configurações potentes para funcionar devidamente.
Felizmente, há uma ferramenta de edição gratuita que precisa apenas do navegador de internet para funcionar: o CapCut Online, um editor fácil de usar e repleto de recursos, incluindo ferramentas inteligentes que automatizam uma série de processos de edição complexos.
Dessa forma, você consegue aproveitar efeitos de edição que, manualmente, seriam difíceis de executar sem ser um especialista na área. Quer saber mais sobre esse editor que faz o trabalho pesado enquanto você fica livre para expressar sua criatividade? Confira nossas dicas e o passo a passo!
Dicas de edição para um vídeo de música envolvente
A escolha da ferramenta de edição dos vídeos fará toda a diferença no resultado. Para desenvolver projetos incríveis, é possível contar com as opções do editor de vídeo gratuito do CapCut que não exige download.
O centro criativo do CapCut conta com várias opções, permite editar os vídeos, incluir legendas, fazer cortes e muito mais. O interessante é que ele garante um resultado com qualidade superior, sendo bastante simples de usar.
Vamos apresentar alguns dos recursos que o editor tem a oferecer e como eles podem elevar o patamar dos seus vídeos de música.
Escolha bons vídeos e músicas como modelo
Os vídeos devem causar um impacto, as imagens precisam chamar a atenção e ter cenas interessantes. A ideia é editar seus vídeos de música preferidos para postar nas redes sociais, mas se o material original já for bom, ficará muito mais fácil de conseguir o que deseja.
No caso do CapCut, que citamos acima, você pode até pegar modelos de vídeos já prontos se não quiser subir algum nem criar do zero.
Basta clicar em “Criar novo vídeo” e, depois, navegar pelos “Modelos de vídeo” para encontrar os tipos de vídeos, e suas respectivas trilhas sonoras, que estão bombando nas redes sociais.
Inove com músicas isentas de royalties
As músicas do momento podem ser uma boa opção para atrair muitas visualizações, mas também correm o risco de deixar os vídeos datados.
Por isso, é preciso pensar se realmente vale a pena escolher uma música recente que virou modinha, porém, que no futuro, talvez ninguém mais aguente ouvir ou se é melhor apelar à nostalgia e reviver aquele clássico que fez parte da sua infância ou adolescência.
Se não estiver conseguindo se decidir, você pode seguir por um terceiro caminho: inovar ao recorrer ao acervo de músicas livres de direitos autorais do CapCut. Lá, você terá acesso a uma biblioteca que inclui desde o rap até o rock, passando por inúmeros outros gêneros musicais.
As músicas do acervo são ideais para criadores de conteúdo que não querem ter problemas com plataformas com normas de uso restritas em relação a músicas que fazem parte da propriedade intelectual de terceiros.
Utilize efeitos sonoros e ajuste o som
Ao editar seus vídeos de música preferidos para postar nas redes sociais, você pode incluir outros sons a fim de incrementar o resultado final. Por exemplo, um efeito sonoro pode ajudar a tornar uma mudança de cena mais interessante ou dar ênfase em alguma parte específica.
A biblioteca do CapCut que mencionamos na dica anterior também vai te ajudar a encontrar os sons ideais para caprichar na edição. Mas lembre-se: eles precisam estar em sintonia com a música e funcionar como um complemento. Caso contrário, podem parecer deslocados e prejudicar o vídeo em vez de torná-lo aprimorá-lo.
Ao incluir sons é preciso ter cuidado com o volume, afinal eles não podem abafar a música ou outro elemento que seja mais importante ou estarem altos demais a ponto de agredir os ouvidos.
O ajuste de volume pode ficar para as etapas finais da edição, mas não pode ser negligenciado.
Portanto, não esqueça de utilizar as ferramentas do CapCut para definir o volume de áudio, assim como a velocidade e outros efeitos como a duração de fade-in e fade-out da música e, se necessário, a remoção do ruído de fundo para um resultado de qualidade.
Adicione narração para contextualizar o vídeo
É comum que os conteúdos em vídeos publicados nas mídias sociais incluam uma espécie de contextualização no início para introduzir os seguidores ao assunto do vídeo.
Geralmente, trata-se de uma frase curta narrada por uma voz feminina ou masculina gerada por inteligência artificial, não é?
Esse truque de edição é perfeito para capturar a atenção do espectador e pode ser feito com o recurso de converter texto em voz disponível no editor do CapCut graças à IA integrada.
Os algoritmos avançados são capazes de transformar o texto inserido no editor em fala, criando uma dublagem com aspecto natural e com características de voz personalizadas. Isso significa que é possível escolher uma voz adulta feminina, masculina ou até mesmo infantil.
Você também pode converter o texto para o idioma que você desejar, desde o português até coreano e muitos outros.
Passo a passo para editar seus vídeos de música no CapCut
Não é preciso muito para fazer a edição de vídeos, isso pode ser feito de um computador ou celular. A vantagem de utilizar o CapCut é que ele não precisa ser baixado, tudo pode ser feito online no site com os passos a seguir:
Crie uma conta no CapCut;
Logue-se na conta;
Carregue os vídeos que deseja editar;
Na barra inferior navegue pelo vídeo, removendo ou alterando as cenas;
No menu lateral, faça as mudanças desejadas, como incluir música, texto, imagens, remover o plano de fundo e outros;
Exporte o vídeo finalizado para utilizar ou compartilhar diretamente nas redes sociais.
Como existem diferentes recursos na edição, sempre é válido conhecer quais são eles e fazer o melhor uso. A própria ferramenta oferece alguns modelos que podem ser utilizados, evitando que se busque em fontes externas.
Com o CapCut editar seus vídeos de música preferidos para postar nas redes sociais é bem simples, rápido e fácil. Para quem busca um bom recurso para fazer produções de alta qualidade e impressionar o mundo rap, essa é uma alternativa válida.