Rachaduras aparecem em casas após obras da Sabesp no Jd. Clementino, em Taboão da Serra
A Defesa Civil e a empresa responsável pela obra vistoriaram o local e descartaram risco de interdição no momento. A Sabesp informou que todos os danos ocasionados pela obra serão reparados
Rachaduras apareceram nas casas após início das obras da Sabesp para implantação do sistema de coleta de esgoto domiciliar
Moradores do Jd. Clementino, em Taboão da Serra, reclamam que uma obra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, iniciada em fevereiro, está causando rachaduras e fissuras em suas casas. Eles alegam que é isso é o que tem afetado pelo menos 15 casas da rua Nicolau Gentile, entre os números 800 e 450. As obras são para implantação do sistema de coleta de esgoto domiciliar.
A Defesa Civil de Taboão da Serra e representantes da Aliter Construções e Saneamento, empresa contratada da Sabesp para realizar as obras, visitaram as casas que sofreram danos.
A Defesa Civil informou à reportagem que neste momento não há necessidade de interdição e que a Aliter, se comprometeu a fazer os reparos necessários. “Estivemos ontem [quarta-feira] na parte da tarde no local juntamente com a empresa terceirizada e a Sabesp. Eles se comprometeram em fazer os reparos necessários nas casas. Hoje [quinta-feira] encaminhamos agentes da Defesa Civil para acompanhar as vistorias nos imóveis. Estamos acompanhando de perto o caso. Até o momento não houve nenhuma interdição”, esclareceu Ricardo Teodoro, da Defesa Civil.
Em nota a Sabesp disse que está implantando a infraestrutura para o esgotamento sanitário na região e que os responsáveis pelas obras visitaram as casas e prestaram “esclarecimentos sobre quais serão os próximos passos da empresa, permanecendo com os atendimentos imediatos para acompanhamento de cada imóvel” e que os “moradores que acionaram a empresa para avisar sobre possíveis fissuras notadas estão sendo prontamente atendidos pela empresa para vistoria e análise de cada caso. Até o momento não houve nenhum imóvel com necessidade de interdição”.
Ainda de acordo com a nota da Sabesp, “na rua Nicolau Gentile, Jd. Clementino, as obras são de implantação do coletor-tronco Pirajussara trecho 2, que foram iniciadas neste endereço em fevereiro de 2019 e têm previsão de término para agosto de 2019. O coletor tem aproximadamente 2,1 quilômetros de extensão na sua totalidade, sendo 365 metros nesta rua”.
E concluiu, que “a Sabesp mantém o compromisso com todos os seus clientes de atender as demandas devidamente analisadas e procedentes logo após o encerramento dos serviços no local”.