Rainha do Congo visita Itapecerica da Serra dia 12 de março
Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, rainha da Ordem do Leopardo, no Congo, será homenageada pelo prefeito Jorge Costa, que a recepcionará no Complexo Administrativo
Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, rainha do Congo
Itapecerica da Serra receberá no próximo dia 12 de março, a rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama (rainha da Ordem do Leopardo). O objetivo da visita é valorizar e celebrar povos e tradições africanos e promover encontros intelectuais com comunidades descendentes.
Diambi será homenageada pelo prefeito Jorge Costa, que a recepcionará no Complexo Administrativo de Itapecerica da Serra, em sua primeira parada ao chegar no Estado de São Paulo. Em seguida, também será congratulada pelos vereadores na Câmara Municipal.
À noite, a rainha assistirá a uma celebração festiva e tradicional de Candomblé e receberá o título de Grande Benemérita da Cultura Tradicional Bantu Brasileira, em cerimônia na sede do Nzo Tumbansi Ilabantu. A organização, que coordena a agenda em terras paulistanas, está localizada na Rodovia Armando Salles, 5205, Recreio Campestre.
De acordo com o Instituto Ilabantu, sendo Itapecerica da Serra composta por mais de 54 % da população reconhecidamente afrodescendente, receber a rainha do Congo é conhecer a matriz africana que compõe a formação étnica e cultural da cidade.
Durante sua passagem pelo Brasil, a realeza contará com uma comitiva de mais de dez pessoas, composta por uma princesa, um príncipe e intelectuais. A caravana da República Democrática do Congo, África Central, passou por Salvador – Bahia, visitará Belo Horizonte – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.