Rapper GOG grava novo clipe em Embu das Artes no próximo dia 30
O rapper GOG que volta à região para gravar o clipe da sua nova música “Anfitriã”
Prestes a completar 55 anos de idade e mais de 30 anos de carreira, o “Poeta do Rap Nacional” está na estrada, nos palcos, nos fones e na memória afetiva das periferias do Brasil, difundindo poesia, música e reflexões importantes e estruturais da sociedade, mantendo uma coerência e uma provocação contínuas como ferramentas de denúncia, de conscientização e valorização das populações e da produção periférica.
Em 29 de novembro de2019, GOG lançou a música “Matemática na Prática – Parte 2”, produzida por LP, que teve as participações de Fabio Brazza, Renan Inquérito e do grupo Orquestra na Rua, que reúne instrumentistas eruditos para formação e apresentação em locais públicos. Na gravação do videoclipe dirigido por Vras77 na ONG Ação Geral participaram jovens e crianças do Jardim Mitsutani, bairro da Zona Sul de São Paulo.
Agora é a vez de “Anfitriã”, que tem letra e performance de GOG, produção musical de LP, videoclipe da produtora Cria de Rua, direção de Mano K e produção geral de Claudinho Silva. “Anfitriã é quem recebe as pessoas em sua casa, quem convida. Isso resume, literalmente, o que o continente africano significa. Daí, o que inspira, é que vem a poesia e ressignifica, trazendo o que o dicionário e os olhos não conseguem ver nem descrever”, sintetiza o poeta.
A escolha pelo Teatro Popular Solano Trindade tem muitas razões. Grande parte do público do artista está em São Paulo e Embu das Artes, que muito além de sua antiga feira de artesanato, respira arte e contestação. “Foi isso que nos motivou. Consultamos o Vitor Trindade, que, da Alemanha, deu gritos efusivos e disse estar muito feliz com a nossa proposta e aceitou de imediato. Esse é o nosso Orum aqui”, diz GOG, que tem uma relação com a família Trindade já de longa data, a lembrar que Raquel Trindade, a eterna Kambinda, fez participação especial na música “O Buque da Espertirina”, de 2015.
A música “Anfitriã” será lançada oficialmente em todas as plataformas em 6 de março, mês do aniversário do músico. Seu 12º trabalho, com 7 faixas e que chegará ao público em julho nos formatos CD e vinil, ainda não teve seu nome divulgado. Mas já se sabe que haverá um grande espetáculo em São Paulo, de onde seguirá para outras cidades em itinerância. “Trata-se de um disco universal: traz poder, magia, harmonia e emana força”, finaliza o poeta.
Vai ser daquele jeito!
SERVIÇO
GRAVAÇÃO DO CLIPE DA MÚSICA “ANFITRIÔ
Local: Teatro Popular Solano Trindade
Dia 30 de janeiro, às 19h
Endereço: Av. São Paulo, 176 – Jardim Silvia, Embu das Artes
Faixa etária: livre
Acesso para deficientes: sim
Observação: as pessoas poderão assistir à gravação sabendo que há possibilidade de participar, mas é proibido o uso de celulares para captação de imagens. A aceitação na participação do clipe implica na autorização automática do uso de imagem por parte da equipe de gravação.
Sobre GOG
O “poeta do rap nacional”, como é conhecido, em seus mais de 30 anos de carreira sempre defendeu a produção independente no hip-hop. Inicialmente era B-boy. Sempre politizado e militante incansável das “causas e das canções”. Primeiro cantor de rap nacional a abrir o próprio selo e, por ele, produziu e lançou ótimos trabalhos seus e de outros importantes grupos do Distrito Federal, entorno do DF e de outros estados brasileiros.
Para além do engajamento social, o compromisso com seu trabalho artístico e com os artistas que colocou no mercado, GOG tem um currículo extenso de estrada, com 12 discos lançados e diversos prêmios. Aos 54 anos, tem a mente mais oxigenada e futurista que a de muitos MCs em início de carreira. Um dos resultados da maturidade do ritmo e da poesia de Genival Oliveira Gonçalves é o DVD “Cartão-Postal Bomba!”, gravado pela banda MPB-Black, com participações especiais do rap, além de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, como Paulo Diniz, Lenine, Maria Rita, Ellen Oléria e Gerson King Combo.
Em 2010, mostrou mais resultados de sucesso, como o lançamento do livro “A Rima Denuncia”, em que conta, além da sua história de artista e militante, importantes marcos da cultura hip-hop e algumas composições ainda inéditas. Em 2015, lançou “GOG – Genival Oliveira Gonçalves”, com participações de Zeca Baleiro, Fernando Anitelli, Dhy Ribeiro e Hamilton de Holanda. Em 2018, “GOG – Mumm Ra High Tech”, um EP com 7 faixas, colocou o músico no patamar dos artistas em maior atividade do hip-hop brasileiro.
Discografia
1. 1992 – Peso Pesado – Discovery
2. 1993 – Vamos Apagá-los… Com o Nosso Raciocínio – Só Balanço
3. 1994 – Dia a Dia da Periferia – Só Balanço
4. 1996 – Prepare-se! – Só Balanço/New Generation/Porte Ilegal
5. 1998 – Das Trevas à Luz – Zâmbia Fonográfica
6. 2000 – CPI da Favela – Zâmbia Fonográfica
7. 2004 – Tarja Preta – Só Balanço
8. 2006 – Aviso às Gerações – Só Balanço
9. 2010 – Cartão Postal Bomba! – Só Balanço em CD e DVD
10. 2015 – Genival Oliveira Gonçalves – Só Balanço
11. 2018 – Mumm Ra High Tech – Só Balanço