RCRambiental qualifica taboanenses para produzir dispenser sustentável de álcool em gel
A empresa realizou uma oficina com membros da Cooperzagati e professores da Escola de Construção Civil, em Taboão da Serra
Prefeito visitou a oficina que qualificou os participantes da Cooperzagati e professores da Escola Municipal de Construção Civil
Numa iniciativa sustentável e solidária, a RCRambiental, empresa especialista em gestão de produtos inservíveis e resíduos, realizou uma oficina com membros da Cooperzagati e professores da Escola Municipal de Construção Civil, no dia 15 de maio, com o objetivo de ensiná-los como produzir dispensers de álcool em gel levando em conta a sustentabilidade, uma vez que são feitos de canos e tubos de PVC que podem ser reaproveitados e o baixo custo de produção.
Com isso, o dispositivo poderá auxiliar a cooperativa a gerar uma renda extra em um momento difícil com a comercialização em estabelecimentos da iniciativa privada do município, e também levar mais higiene para toda a população, através de um trabalho de instalação de dispensers em equipamentos públicos, uma vez que os professores da Escola de Construção Civil também participaram da aula. O grande diferencial desse dispenser é que quem o utiliza não tem contato com as mãos, uma vez que ele é acionado com os pés.
Presente à oficina, o prefeito Fernando Fernandes elogiou a ação da empresa. “Quero agradecer a RCRambiental pela ideia inovadora. A fabricação do dispenser tem um custo barato e um olhar social muito importante, que vai dar oportunidade a um setor que vem se desenvolvendo, que é o da reciclagem. Três coisas que se fundem para que esse projeto tenha uma importância muito grande: a questão social, ambiental e a saúde”. Acompanharam também a oficina a secretária dra. Raquel Zaicaner (Saúde), Laura Neves (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda) e Sandra Pereira (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente).
O diretor da empresa, André Navarro, também falou sobre a iniciativa. “Nosso grande objetivo é contribuir com a cooperativa. Idealizamos o projeto pensando nos três ‘S’. O primeiro ‘S’ tem a ver com a sustentabilidade, pelo fato de o dispositivo ser feito de materiais reciclados. O segundo vem da solidariedade, pois sabemos que a cooperativa está sofrendo com todo o impacto da pandemia. Com esse projeto, a Cooperzagati terá uma forma de gerar receita extra. E o terceiro ‘S’ tem relação com a questão sanitária, pois o dispositivo ajuda no combate do coronavírus. Esse projeto não é para a RCR ter nada de lucro, e sim para que a comunidade e as cooperativas possam ter um ganho financeiro”.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laura Neves, “os professores da Escola Municipal de Construção Civil foram capacitados para que possam dar o apoio técnico aos cooperados nesse início do processo e, em seguida, também fabricar esses dispensers para equipamentos públicos da cidade, o que beneficiará à população”.
Primeiras vendas da Cooperzagati
A Cooperzagati, que atua com coleta seletiva e reciclagem em Taboão da Serra e ajuda pais e mães de família a fazerem sua renda, conseguiu realizar a venda dos primeiros dispensers para o restaurante Tat’s, localizado na Rua Eng. Wilsom Houk, 138, Jardim da Gloria e para a Sunwey, empresa que fabrica contentores flexíveis na Rua Raphael de Marco, 201/227 – Parque Industrial das Oliveiras.
A entrega dos dispositivos aos dois estabelecimentos aconteceu na tarde de quarta-feira, 20 de maio, e foi feita pela presidente da cooperativa, Luana de Oliveira, pela cooperada Alaide Martins, com a presença do diretor da RCR, André Navarro e da secretária de Habitação, Sandra Pereira.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Sandra Pereira, destacou a importância desse projeto para os membros da Cooperzagati. “As vendas dos dispensers serão muito importantes nas vidas dos cooperados e de suas famílias, pois a atuação da coleta seletiva foi muito afetada com a pandemia. A Prefeitura tem dado todo o apoio possível. E a ação da RCR veio numa excelente hora. Teremos também ações em parceria com a Escola de Construção Civil e vamos transformar isso numa estratégia para que a Cooperzagati adquira uma fonte de renda”
Como doar materiais para a Cooperzagati produzir os dispensers? Como adquirí-los?
Segundo Luana de Oliveira, presidente da cooperativa, quem puder fazer doações de materiais como canos e tubos de PVC ou aqueles que tiverem interesse em comprar os dispositivos, podem ligar para: 11 98737-9773 ou 11 4701-6443.