Relembre o ano de 2006 na retrospectiva do Portal O Taboanense

2006 passou voando, mesmo assim, o ano na região foi marcado por notícias que mudaram nossa cidade, mudaram as vidas dos moradores e sem dúvida foi um dos mais agitados dos últimos 10 anos.
Na retrospectiva do Portal O Taboanense você irá relembrar os fatos mais marcantes e as notícias mais importantes que fizeram de 2006 um ano simplesmente inesquecível.
Janeiro
E janeiro começou com uma ótima notícia, logo no dia dois o então o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto criando o novo distrito policial na cidade, que deveria ter sido implantado pela Secretaria de Segurança Pública na região do Pirajuçara. Até hoje, quase um ano depois, a delegacia não saiu do papel.
No dia três de janeiro, uma forte chuva caiu sobre Taboão da Serra durante a madrugada deixando praticamente toda a cidade inundada e em estado de alerta máximo. O piscinão da Eliseu de Almeida transbordou e a região central foi muito atingida.
Na avenida Getúlio Vargas a água chegou a 2,5 metros de altura. Diversos bairros da cidade foram atingidos. Além do Largo do Taboão que foi muito castigado, o Intercap, Pirajuçara, Maria Rosa, Jd. Clementino, Jd. Laguna, Jd. Três Marias, Jd. São Matheus e outros locais sofreram enchente nas ruas próximas aos córregos Poá e Pirajuçara.
Dois dias depois, Taboão da Serra viveu mais um dia de caos. Uma forte chuva de três horas alagou diversos bairros da cidade, provocou pelo menos quatro desbarrancamentos e deixou o trânsito complicado nas principais vias do município. Não houve vítimas fatais. Pelos menos sete bairros foram atingidos. Novamente o Largo do Taboão e o Intercap foram os locais que sofreram mais com as chuvas.
No dia 15, o então governador Geraldo Alckmin anunciou que a primeira fase de implantação do Parque Ecológico da fazenda Tizo seria concluída até o final do ano. Tizo deveria ter viveiros para reprodução de espécies nativas destinadas ao reflorestamento. Localizado próximo ao Rodoanel Mário Covas,sua área está distribuída por cinco municípios da Região Metropolitana: Cotia, Osasco, Embu, Taboão da Serra e São Paulo. Mais uma vez, a promessa não foi concretizada. Parece promessa de político.
Janeiro também foi o mês em que a Secretaria de Segurança Pública divulgou os números da violência no Estado de São Paulo. Taboão da Serra, com aproximadamente 220 mil habitantes, manteve os níveis de violência estáveis. A estatística mostra que aumentaram os furtos e diminuíram os roubos. Em 2005 ocorreram na cidade 43 homicídios dolosos (com a intenção). Se comparado com o ano anterior houve um aumento de 16,22% (37 homicídios dolosos em 2004). Outra modalidade de crime que os números cresceram foram os furtos. Em 2005 houve 182 furtos a mais que o ano anterior. Isso corresponde a um aumento de aproximadamente 11%.
Fevereiro
Já fevereiro foi um mês recheado de notícias policiais. A Polícia Civil prendeu um jovem, de 20 anos, acusado de ter participado do roubo a casa do empresário Antônio Ermírio de Moraes, dono do grupo Votorantin.
Os cantores da dupla sertaneja Gean e Gilmar, que faziam shows em toda região, morreram na madrugada do dia seis de fevereiro, após um grave acidente automobilístico na região de Botucatu, interior de São Paulo. O locutor da Terra FM, que estava no carro, também morreu. Os dois cantores eram mineiros e vieram para São Paulo para alavancar a carreira, a dupla tinha 12 anos. Gean foi enterrado nesta terça-feira, dia sete, no cemitério da Saudade, em Taboão. O corpo de Gilmar, seu companheiro, foi levado para Divinópolis, sua cidade natal.
A Internet definitivamente chegou para mudar a vida das pessoas e desde o dia 14 de fevereiro as sessões da Câmara Municipal passaram a ser transmitidas ao vivo, pela Internet, para todas as casas que possuírem um computador conectado a rede mundial.
Outra notícia que chamou a atenção em fevereiro foi a decisão da da juíza Daniela Cláudia Herrera Ximenes, da 2ª Vara Cível que concordou em adiar a ação de despejo que estava em processo desde o início de janeiro.
No aniversário da cidade, o prefeito Evilásio Farias inaugurou no dia 17 de fevereiro a galeria de ex-prefeitos com fotos de todos os que já ocuparam o cargo, sete no total. Além da inauguração, a recém medalha “Laurita Ortega Mari”, uma condecoração criada pelo Executivo, foi entregue pela primeira vez a todos os ex-prefeitos.
Março
Em março foi divulgada uma pesquisa realizada pela empresa “Filme B”revelando que os taboanenses freqüentam mais o cinema do que os vizinhos paulistanos e outras quatro capitais: Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Os números são obtidos com a divisão da quantidade de ingressos vendidos no ano pelo número de habitantes da cidade.
Mais importante do que a pesquisa anterior foi a divulgação do ranking das cidades mais desenvolvidas. Adotado mundialmente para medir a qualidade de vida em municípios, estados e países, o Índice de Desenvolvimento Humano é resultado da média aritmética de três indicadores: esperança de vida ao nascer (longevidade), educação e renda. Segundo a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Taboão da Serra ocupa a 119ª posição no ranking do Estado de São Paulo, que possui 645 municípios. O IDH varia de 0 a 1, indicando, em três escalas, a qualidade de vida no local. A pontuação até 0,499, mostra desenvolvimento humano baixo; Entre 0,500 e 0,799, desenvolvimento humano médio e maior que 0,800, um desenvolvimento humano considerado alto. Taboão da Serra recebeu índice de 0,809.
Também no mês de março o jornal Folha de São Paulo divulgou o ranking das cidades com o melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2005, realizado pelo Ministério da Educação. Foram comparados apenas municípios com mais de 200 mil habitantes, a fim de evitar distorções com localidades que possuem apenas uma ou duas escolas avaliadas. Ao todo foram comparados 122 municípios e Taboão da Serra ocupa a 86ª posição, com uma média geral de 42,503 pontos. A cidade ficou na frente de algumas capitais como Fortaleza, Belém, Maceió e Natal e cidades da região metropolitana de São Paulo como Embu, Barueri, Mauá, Guarulhos, Suzano, Diadema e Itaquaquecetuba.
Abril
Em abril foi a vez do Sebrae premiar os municípios mais empreendedores do Estado. Dos 645 municípios paulistas, Taboão da Serra está entre os 75 que mais investem nas micro, pequenas e médias empresas. O prêmio Mário Covas de Prefeito Empreendedor consagrou os melhores empreendimentos em parceria com projetos do Sebrae, que reverteram no crescimento de empregos, geração de renda e desenvolvimento social. A premiação foi concedida pelo Sebrae paulista na noite de segunda-feira 17, no Memorial da América Latina.
Abril foi marcado pela polêmica. Os perueiros conseguiram uma importante no dia 18. A juíza da 3ª Vara da Comarca de Taboão da Serra, Dra. Flávia Castellar Olivério, concedeu na época uma liminar suspendendo a licitação para o transporte alternativo na cidade. Os envelopes com as propostas seriam abertos na manhã do dia 19.
Outra polêmica, só que menos apimentada, foi a troca da estátua do Cristo. A escultura que dá nome ao morro mais famoso da cidade foi mudada depois de 46 anos no mesmo local. O Cristo colocado em 1960 pela administração da época, um ano após a emancipação de Taboão da Serra, estava muito deteriorado, além de uma das mãos terem sido arrancadas por vândalos no final do ano passado.
A maior festa popular de Taboão da Serra, a Encenação da Paixão de Cristo, completou na sexta-feira Santa, dia 14, sua 50ª apresentação. E o que se viu, durante as quase cinco horas de espetáculo, foi emocionante, memorável, histórico e repleto de momentos únicos, como a participação de Manuel da Nova, o homem que deu início a tudo isso em 1956. Segundo a estimativa dos organizadores, cerca de 20 mil pessoas acompanharam a encenação.
Maio
Maio começou alegre para a nossa redação. Menos de uma semana depois de ter publicado a reportagem sobre o jovem Rodrigo Alves Lopes, o taboanense que foi adotado por uma família de alemães, há 11 anos, uma moradora do Pirajuçara leu a matéria no site, reconheceu a história e ajudou a identificar a família de Rodrigo. Pela primeira vez a mãe de Rodrigo, Solange Alves, viu o seu filho através de fotos que a reportagem entregou em primeira mão para ela.
Sem dúvida a notícia que mais marcou o ano aconteceu em maio. A agência do banco Itaú da rua do Tesouro, esquina com a rua Senador Felinto Miller, no Pq. Santos Dumont, foi atacada na noite do dia 14 por integrantes do PCC. Segundo informações de testemunhas uma bomba foi jogada por um motoqueiro na área dos caixas eletrônicos o que ocasionou um grande incêndio. O ataque aconteceu por volta das 20h40. Moradores da rua Ernesto Capelari, que fica atrás da agência bancária, disseram que uma forte explosão sacudiu os prédios. Logo depois o fogo começou. Os bombeiros foram chamados e cinco viaturas do 18º Grupamento de Bombeiros de Itapecerica da Serra chegaram depois de 20 minutos.
E as ações do PCC na região não pararam por aí. Boatos, prontamente negados, que a Secretaria de Segurança Pública teria pedido para o comércio fechar as portas deixou o clima nervoso entre os moradores e comerciantes. O Shopping Taboão encerrou o expediente às 16h. Segundo a sua assessoria de imprensa, “a medida foi tomada para que os funcionários do Shopping pudessem ir embora para casa sem problemas. Amanhã (terça-feira) a previsão é de funcionamento normal”. O boato que circulou dizendo que existia uma bomba no interior do centro de compras foi desmentido.
Enquanto a secretaria de segurança pública reduzia o número de mortos de suspeitos envolvidos diretamente com os ataques liderados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), na região foram confirmadas cinco mortes relacionadas com a onda de atentados.
No dia 23 de maio, A Polícia Civil de Taboão da Serra, sob o comando da delegacia seccional, fez uma apreensão recorde de cocaína no Estado, em um sítio localizado em São Roque. Foram apreendidos 482 quilos da droga que no mercado negro vale cerca de três milhões e meio de reais. Além do entorpecente, os policiais apreenderam diversas armas de grosso calibre e muita munição. Cinco pessoas foram presas, o chefe da quadrilha está foragido.
Maio não foi apenas um mês cercado de notícias sobre ataques e atentados. No dia 28 a candidata Margrid Holschuh que representou Taboão da Serra na eliminatória paulista do Miss Brasil Mundo 2006 foi a grande vencedora do concurso que aconteceu no Clube dos Comerciários na Praia Grande, litoral do estado. Ela irá representou São Paulo no evento nacional que aconteceu em Curitiba, no mês de Julho.
Outra ótima notícia veio do judoca taboanense, Thiago Aoki, que conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano que foi disputado em Buenos Aires, na Argentina. O atleta, que disputa na categoria até 55kg, ficou em terceiro com a vitória por ippon sobre o venezuelano Eber Galvis. O Brasil ganhou o troféu de campeão geral do torneio individual masculino. Ao todo, foram cinco ouros, duas pratas e dois bronzes.
Junho
Em junho a prefeitura inaugurou no dia quatro, depois de seis meses de reforma, o Posto de Saúde do Jd. Santo Onofre, a mais importante unidade do vale do Pirajuçara, que atenderá em média 500 pessoas por dia. O prefeito Evilásio Farias voltou a afirmar que a infra-estrutura taboanense não irá mais atender moradores de outras cidades. “Nós vamos dar exclusividade ao atendimento dos taboanenses. Metade da população que era atendida nesse equipamento era de outras cidades. Nós não vamos permitir mais isso”, falou.
Depois de oito meses de ocupação, cerca de 20 passeatas, marchas, diversos protestos, ações na justiça e muita polêmica, a liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto anunciou sua saída de forma pacífica o terreno de 80 mil metros quadrados invadido em outubro de 2005, no Jd. Helena, próximo ao Shopping Taboão. De acordo com Guilherme Boulos, um dos líderes do movimento, a decisão foi tomada após receberem a promessa do Governo Federal que irá construir 860 casas na região para abrigar as famílias sem teto.
No dia 23 de junho, muitos moradores de Taboão da Serra acordaram assustados. É que devido a um acidente na madrugada da sexta-feira, dia 23, na marginal Pinheiros, próximo a ponte da Cidade Jardim, fez com que um forte cheiro de gás chegasse até a cidade. Um caminhão que transportava butilmercaptana, substância utilizada para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP), atingiu seis bairros da capital além das cidades de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica.
Uma boa notícia na área ambiental foi a criação de duas Áreas de Proteção Ambiental (APA) dentro do município, instituindo normas e restrições para a utilização das propriedades protegidas. As áreas que serão preservadas estão localizadas no Pq. Monte Alegre e no Intercap. O projeto votado pela Câmara Municipal é bem restritivo, proibindo o uso para qualquer atividade, determinando apenas a preservação do local. Futuramente, é possível que sejam criadas áreas de lazer, como caminhadas ecológicas na mata.
Ainda em junho quem sintonizou alguma rádio de São Paulo com certeza escutou o reggae “Me Namora”, a música mais tocada em todo o Estado, de acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo. E o autor da música é Edu Ribeiro, um jovem de 30 anos que passou toda sua infância em Taboão da Serra.
Julho
Já em julho as ações do PCC voltaram a ser destaques em todos os jornais. Na noite do dia 12 foi registrado na Rua Iside Betro Lupo Issa, no Jd. São Judas, o incêndio a um ônibus. Em outra ocorrência, a Polícia Civil trocou tiros com um suspeito que foi baleado e acabou morrendo.
No dia 13 do mesmo mês o prédio da Câmara Municipal de Taboão da Serra foi evacuado após a Guarda Civil Municipal receber uma ligação anônima feita de um orelhão público dizendo que havia uma bomba na sede do Poder Legislativo. Cerca de seis homens da GCM fizeram uma busca atrás do explosivo, mas não encontraram nada. Os funcionários da Câmara Municipal foram obrigados a deixar o prédio e diversos moradores que estavam no local também tiveram que sair as pressas.
No dia 15, por volta das 7h30, dois criminosos de moto atacaram com coquetéis molotov um caminhão coletor da marca Ford Cargo, pertencente à Viva Ambiental, que fazia o recolhimento do lixo em Taboão da Serra. A empresa recolheu os carros das ruas prejudicando a coleta de lixo em toda a cidade.
Agosto
No mês de agosto o conflito entre Israel e Líbano tem deixado a comunidade árabe em Taboão da Serra preocupada. Desde o início dos bombardeios israelenses os encontros entre as pessoas de origem libanesa, principalmente na Mesquita de Santo Amaro, têm se intensificado bastante. Além da preocupação com parentes e amigos, a revolta com os ataques era evidente. Segundo o comerciante Youssef Ben Riman pelo menos oito moradores de Taboão da Serra de origem libanesa estavam na área de confronto e não conseguiam voltar para o Brasil.
E foi em agosto, no dia sete, que Taboão da Serra passou a ser a primeira cidade no Brasil a possuir uma emissora de televisão on-line com programação exclusiva para assuntos regionais, focados no dia-a-dia dos seus moradores e assuntos do município. E o Portal O Taboanense, foi o pioneiro nesse projeto. A TV Taboanense passou a ser realidade, cobrindo as notícias da cidade em tempo real.
Agosto foi um mês de tragédias também. Uma explosão em um depósito de gás no Pq. Albina matou três pessoas e feriu pelo menos oito. Os moradores revoltados protestaram na Câmara Municipal e o local acabou sendo fechado.
A ex-vereador Maria das Graças, que exerceu apenas um mandato na cidade, de 1989 a 1992 faleceu de decorrência de um câncer. Formada em assistência social seu trabalho teve destaque nas administrações dos prefeitos Buscarini e Fernando Fernandes. Maria das Graças foi eleita em 1988 pelo PMDB com 1.072 votos, sendo a quarta mais votada naquela eleição.
Outra notícia que marcou o mês de agosto foi o suicídio da professora da rede municipal de ensino, Rosemeri de Jesus, 38 anos, uma das mais antigas da prefeitura. Ela suicidou-se na manhã do dia 30. Ela morava no sétimo andar de um dos prédios da Cooperativa da Estrada do São Francisco. Ela saiu do seu apartamento, foi até o teto do edifício e pulou de uma altura de 48 metros, caindo em uma laje do primeiro andar.
Setembro
O mês de setembro foi marcado por muita festa e diversão. A tão esperada festa do Peão de Boiadeiro de Taboão da Serra começou no dia 12com um grande show com a banda de forró Calypso. Se apresentaram também a banda Tradição, as duplas Bruno e Marrone, Edson e Hudson e os irmãos Sandy e Junior.
E depois de inaugurar o primeiro canal de televisão da região, o Portal O Taboanense lançou o seu guia comercial e de serviço. O projeto, todo on-line, é baseado em um moderno banco de dados que permite ao morador da região encontrar automaticamente tudo o que procura. O guia irá funcionar no mesmo endereço do Portal.
Quem mora em Taboão da Serra já tem mais um motivo de orgulho de ser taboanense. O bailarino Johnny Ferreira, 18 anos, foi selecionado para participar de uma das óperas mais famosas e tradicionais do planeta, a de Munique, na Alemanha. Aluno da escola de bailado Johnny, morador do Pq. Albina, foi selecionado entre mais de 200 candidatos a vaga.
Outubro
O mês de outubro foi marcado pelas eleições. Na cidade, a tranqüilidade imperou, foi o que informou a juíza eleitoral da 324ª zona eleitoral, Dra. Ediliz Claro de Vicente Reginato. Apenas uma mulher foi presa por fazer boca de urna em frente ao Fórum e não foram registradas brigas ou confusões durante todo o processo eleitoral. A deputada estadual Analice Fernandes foi reeleita, recebendo 140.587 votos em todo o Estado. A tucana foi a 9ª candidata mais votados em todo em São Paulo.
Uma notícia ruim: o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Embu, foi roubado no dia quatro, por três criminosos armados. Os bandidos levaram peças importantes, inclusive tombadas pelo patrimônio histórico nacional, entre elas seis coroas de santo em prata e ouro, um sino e um porta hóstia. Todas as obras foram produzidas entre os séculos XVII e XX. O local tem um dos acervos históricos religiosos mais importantes do Brasil.
O ex-secretário de obras da administração do ex-prefeito Fernando Fernandes, João Jorge Cravo Roxo, mais conhecido como Ginho, faleceu na noite do dia 21, vítima de um infarto fulminante aos 57 anos de idade.
Em outubro também foi definido o orçamento municipal. O prefeito Evilásio Farias enviou para a Câmara de Taboão da Serra a peça com uma previsão de arrecadação para 2007 de 299 milhões de reais, o maior orçamento da história da cidade.
No fim de outubro, no dia 29, um tiroteio na noite de domingo, por volta das 20h30, deixou um bandido morto, outro hospitalizado e três moradores feridos por balas perdidas após uma tentativa de assalto no na loja de conveniência do posto de gasolina da praça Nicola Vivilechio, ao lado do Pachá. No Cemur, onde acontecia a formatura de diversos cursos de dança, houve pânico e corre-corre.
Uma outra perda para a região foi do escultor e poeta Assis do Embu, um dos maiores artistas do país e um dos fundadores da feira de artes da cidade vizinha de Embu. Segundo informações de amigos, ele estava em sua casa quando começou a passar mal. Assis ainda foi socorrido, mas morreu ao chegar no hospital.
Novembro
Já em novembro, O judoca Thiago Aoki, de Taboão da Serra, mais uma vez fez bonito e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de judô, realizado em Buenos Aires, na Argentina. Na final da categoria até 55kg, Thiago venceu o venezuelano Jaime Jaramillo e ficou com o título da categoria.
No dia 19 uma tempestade caiu na região metropolitana deixando Taboão da Serra em estado de alerta. O vento forte destelhou algumas casas, derrubou pelo menos uma árvore e interrompeu o fornecimento de energia elétrica em vários bairros da cidade. A luz só voltou por volta da meia noite. O problema mais grave foi causado pela chuva forte que causou a queda de uma barreira na rodovia Régis Bittencourt, altura do km 241.
Uma tragédia virou notícia na grande imprensa. Um bebê de três meses foi encontrado morto em sua casa no Pq. Marabá. Segundo informações da polícia, a criança teria sido deixada sozinha pela mãe, a diarista Fabiana Francisca Martins, de 27 anos, que passou a noite fora com amigos. A causa da morte foi asfixia motora e a mãe responde por abandono de incapaz. A pena para o crime varia de seis meses a três anos de detenção.
Em comemoração aos 10 anos da Cooperativa Habitacional Vida Nova três shows agitaram o mês de novembro: O cantor Daniel abriu a festa no dia 24, depois foi a vez da Banda Calypso e por último a dupla Bruno e Marrone. Um ano cheio de espetáculos para o morador taboanense.
Quem fez bonito em novembro foi a Cooperifa. Taboão da Serra subiu no degrau mais alto do hip-hop nacional no dia 23, quando a eles receberam o prêmio Hutúz, espécie de Oscar do rap brasileiro. O evento, patrocinado pela Rede Globo e Petrobras, aconteceu no Canecão, no Rio de Janeiro, e mostrou que a nossa cidade está no topo da cultura periférica. A Cooperifa, criada pelo poeta Sérgio Vaz, morador de Taboão da Serra, recebeu o prêmio na categoria de “hip-hop Ciência e Conhecimento”. Esse é evento mais importante do mundo do rap nacional. Para se ter uma idéia, o Hutúz é uma espécie de Festival de Gramado para o cinema nacional.
Dezembro
No último mês do ano, uma notícia preocupante: o número de tentativas de estelionato feitas através de ligações vem aumentando em Taboão da Serra. Segundo levantamento feito pela Delegacia, só nos 10 primeiros dias de dezembro foram registrados mais de oito boletins ocorrências na cidade sobre a mesma modalidade. A nova modalidade que vem sendo usada pelos criminosos deixa a vítima tão assustada que ela chega a cair no golpe sem verificar a veracidade das informações. Os estelionatários geralmente ligam a cobrar e dizem que seqüestraram algum parente da pessoa que atende ao telefone. Em seguida, um outro criminoso imita o suposto seqüestrado, chorando e pedindo que a família pague o resgate.
No dia cinco, a Câmara Municipal escolheu a sua nova mesa diretora. O vereador José Luis Elói (PMDB) foi eleito por unanimidade pelo colegiado de parlamentares. Ele irá comandar o Poder Legislativo no biênio 2007-2008. Além de Elói, o vereador Savazzi (PSDB) foi eleito vice-presidente da mesa, seguido por Marco Porta (PSB), primeiro secretário e Alberto Queiroz (PV), segundo secretário. As votações foram unânimes em todos os cargos.
No dia 16, uma notícia triste: um pedreiro morreu eletrocutado quando trabalhava em uma obra na estrada Kizaemon Takeuti, no Pirajuçara. Um outro servente que ajudava a encher a laje também foi atingido e está gravemente ferido. Os nomes dos pedreiros não foram divulgados pela polícia. Uma coincidência infeliz veio a tona após o acidente. Há oito anos, o antigo dono da construção morreu eletrocutado quando também enchia a mesma laje. Depois do acidente com o ex-proprietário, as obras ficaram paradas, sendo retomadas há poucos meses pela dupla.
E desde o dia 19 de dezembro, o consórcio dos municípios da região sudoeste da grande São Paulo (Conisud) tem um novo presidente. Eleito por aclamação na o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias, irá substituir Geraldo Cruz, prefeito do Embu, que comandou a entidade nos últimos quatro anos. Evilásio irá comandar o Conisud no biênio 2007-2008 e terá ao seu lado, ocupando o cargo de vice-presidente, o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa. Segundo o novo presidente, hoje o consórcio tem mais peso do que no passado, já que uma lei federal de 2005 passou a reconhecer a entidade em todo o âmbito nacional.
E no dia 20 uma notícia que nos encheu de orgulho: o Portal O Taboanense recebeu um dos prêmios mais importantes conferidos pela comunidade. O 2º prêmio Cooperifa premiou cerca de 100 pessoas que, através de suas ações, direta ou indiretamente, ajudaram a construir uma periferia melhor para viver, neste ano de 2006.
E apesar da proximidade do Natal, em Embu-Guaçu, a 27 quilômetros de Taboão da Serra, um crime chocou a cidade. Na noite da segunda-feira, dia 18, quatro pessoas da mesma família, entre elas duas meninas, de cinco e oito anos, foram brutalmente assassinadas a facadas. A polícia suspeita que o crime tenha sido cometido por um vizinho das vítimas. De acordo com a polícia, o principal suspeito de ter cometido a atrocidade é Ronie Anderson Rodrigues de Freitas, 26 anos, que é condenado por roubo está em liberdade condicional. O acusado morava com a mãe e com o padrasto em um sobrado no Jd. Santo Eduardo.