Renato Teixeira é uma das atrações do mês de junho no Sesc Campo Limpo
O Sesc Campo Limpo preparou uma programação musical especial para o mês de junho. São vários estilos, entre eles Xaxado, Forró, Soul, Black Music, MPB entre outros, além de uma oficina de violão.
Nos dias 20 e 21 de junho, acontece o Sesc na Virada 2015, serão 24 horas de atividades culturais e artísticas que vão agitar diversas unidades do Sesc da capital paulista.
A progaramção é de graça. Confira.
Xaxado Novo
O grupo resgata uma formação tradicional do baião, para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, propondo um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, além da parte musical, o grupo envolve performances e intervenções nas suas apresentações, trabalhando a estética do cangaço, muito difundida por Luís Gonzaga, e levando aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros, sempre influentes na construção do imaginário popular.
Livre. Grátis.
06/06. Sábado, às 20h.
Caju e Castanha
Com 36 anos de carreira, a dupla “embola” forró, cordel, coco e ciranda, mpb, o rock e o popular brega, sem deixar de lado a música eletrônica e o hip hop, batendo pandeiros feitos de lata de marmelada. A dupla, que se apresenta acompanhada por banda, lançou o primeiro disco em 1975, com as participaççao de Elba e Zé Ramalho; e desde então contam com 25 CDs e 2 DVDs lançados. https://www.youtube.com/v/7MF6Cit_NeE
Livre. Grátis.
07/06. Domingo, às 18h30.
Soul na Sul – Shows que convidam o público para reviver a Soul Music presente nos bailes dançantes das antigas que ainda permanecem vivos na memória.
Thulla Melo
Com participação de Dom Paulinho
Em apresentação cheia de swing, Thulla Melo, dona de uma voz particular e com estilo musical da Black Music, R&B e Soul Music, apresenta um show em homenagem a grandes vozes da Black music como Aretha Franklin, Sade Adu, Erykah Badu, Sandra de Sá, Jill Scott e Roberta Flack. A cantora participou de Tournes com a banda Funk Como Le Gusta e Black Rio, viajou para a China realizando apresentações em Wong Kong, canta atualmente em várias casas e eventos em São Paulo e pelo Brasil, como o Fifa Fan Fest e a Feira Preta.
Livre. Grátis.
12/06. Sexta, às 20h30.
Carlos Dafé
Show de lançando do sétimo álbum do soulman Carlos Dafé, que contou com a participação de Marcelo Yuka, de Zeca Baleiro e do rapper Da Ghama. Carlos Dafé, que é um cantor, compositor, instrumentista de música popular brasileira, passou brevemente pelo seminal grupo Abolição. Tocou na banda de Tim Maia (1942 – 1998) – cantor carioca que abriu as portas do sucesso para a geração soul dos anos 1970 – e recebeu de Nelson Motta o apelido de “Príncipe do Soul do Brasil".
Livre. Grátis.
13/06. Sábado, às 20h.
Walmir Borges
Passeando pelo Soul e por vários estilos da rica música brasileira, o cantor, compositor e arranjador Walmir Borges já dividiu palco com artistas como Jorge Benjor, Paula Lima e Seu Jorge. No repertório, o swing da black music e seus elementos percussivos que passam por composições próprias e de artistas como Wilson Simonal e Milton Nascimento.
Livre. Grátis.
14/06. Domingo, às 18h30.
Viola Que Toca – Panorama deste instrumento que está presente em diversas manifestações culturais, como Catira, Fandango, Folia de Reis, entre outras
Caçapa
O álbum O Elefantes na Rua Nova é o primeiro projeto solo do violeiro, arranjador e compositor Caçapa, que é composto por oito temas instrumentais gravados com um baixolão, algumas percussões e três violas caipiras ligadas em pedais de efeitos. Os temas são ritmos de danças populares: cocos, baianos, rojões e um samba. Caçapa se integrou ao mundo da música quando surgiu o movimento manguebeat, em 1996 fez parte da banda Chão e Chinelo com Maciel Salu, filho do lendário Mestre Salustiano. Depois disso já fez arranjos para Siba e a Fuloresta, Nação Zumbi, trabalhou com Alessandra Leão, Kiko Dinucci, entre outros.
https://www.youtube.com/v/9gfQy7MBzQA
Livre. Grátis.
19/06. Sexta, às 20h.
Ricardo Vignini e Zé Helder
Ricardo Vignini e Zé Helder apresentam show Moda de Rock formado por clássicos do rock adaptados para a viola caipira. O trabalho, iniciado em 2007, com os dois violeiros e membros da banda Matuto Moderno, teve como ideia inicial mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência. Em 2011 lançaram o CD Moda de Rock – Viola Extrema, realizando shows em todas regiões do Brasil, Argentina e nos EUA. No espírito da viola caipira, In the Flesh do Pink Floyd se tornou uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola.
Livre. Grátis.
26/06. Sexta, às 20h30
João Ormond
O violeiro apresenta o show Quariterê – Pantanais, composto por canções autorais que fazem parte de sua discografia, clássicos da música de raiz de nomes como Almir Sater, Renato Teixeira, Pena Branca e Tião Carreiro, entre outros. Um show que passeia pelo cinturão caipira brasileiro (MG, SP, MT, MS e GO).
Livre. Grátis.
27/06. Sábado, às 20h.
Sesc na Virada 2015 – Nos dias 20 e 21 de junho, 24 horas de atividades culturais e artísticas agitam diversas unidades do Sesc da capital paulista.
Show: Renato Teixeira
O músico apresenta os grandes sucessos de sua carreira, como “Romaria”, “Frete”, “Tocando em Frente” e “Amanheceu”, entre outra. Renato Teixeira promete uma apresentação de música regional, mostrando o estilo caipira original do Brasil, além de hits da música folk.
Livre. Grátis.
20/06. Sábado, às 20h
Show: Tributo a Tonico e Tinoco – Com Wilson Teixeira
Nessa apresentação Wilson Teixeira homenageia o cancioneiro da grande dupla caipira brasileira Tonico e Tinoco. O violeiro faz uma viagem no tempo, recordando canções dos primeiros LPs e grandes sucessos como Tristeza Do Jeca, Chico Mineiro, Beijinho Doce, Cavalo Preto e Mourão da Porteira, além de recordar causos e fatos curiosos da dupla conhecida como dupla “Coração do Brasil”.
Wilson Teixeira é acompanhado por Vinícius Bini (contrabaixo), Walter Bini (violão).
Livre. Grátis.
21/06. Domingo, às 13h.
Show: Orquestra Filarmônica de Violas
Obras de Villa-Lobos, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Almir Sater, Patativa do Assaré, Tião Carreiro e Tonico e Tinoco ganham nova vida ao som das violas da Orquestra Filarmônica, buscando sempre reconhecer e respeitar as particularidades inerentes a cada obra, a cada autor. O grupo foi criado em agosto de 2001, pelo músico Ivan Vilela e atualmente conta com a direção artística de João Paulo Amaral.
Livre. Grátis.
21/06. Domingo, às 18h.
Vivência: Os Favoritos da Catira
O grupo Os Favoritos da Catira, formado no começo da década de 1980, apresenta repertório tradicional da música e da dança caipira em intervenções que procuram preservar e difundir as nuances e as expressões culturais do espaço rural paulista.
A persistência em manter na grande metrópole a música raiz, o folclore e o modo de vida paulista é a base da existência do grupo. Convivendo com a diversidade cultural, expressa às novas gerações costumes e tradições da catira, Folias de Reis e outras manifestações caipiras que trazem a intersecção do sagrado e do profano, do autêntico e do moderno.
Livre. Grátis.
21/06. Domingo, às 15h.
Intervenção: Causos e Cantigas de Viola – Com Fabio Porte
Intervenção musical com contos, causos e cantigas de viola, com intuito de preservar história e apresentar as para nova geração a cultura caipira.
Livre. Grátis.
21/06. Domingo, das 14h30 às 18h30
Música erudita
Coral do Auditório do Ibirapuera
Formado pelos alunos do curso de canto popular da Escola do Auditório Ibirapuera, o coro desenvolve intensa atividade artística junto com a Orquestra Brasileira da Escola do Auditório (OBA), com concertos temáticos e convidados como: Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti, Fabiana Cozza, Banda Mantiqueira, Oswaldinho da Cuíca, Quinteto Preto e Branco, entre outros. Ao longo de oito anos de existência, paralelo ao repertório orquestral, o grupo mantém uma proposta de agenda vocal e participa de alguns concertos corais desenvolvendo uma pesquisa de sonoridade popular na música à capela. Em 2012, no seu primeiro espetáculo solo Pulsares (o pulso que nos move), adentrou inteiramente na pesquisa da linguagem cênica. Atualmente prepara seu recente projeto Um mar de Paixão, que utiliza canções de Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi propiciando um diálogo de suas obras poéticas a partir do Mar e suas metáforas com a paixão humana. Regência de Daniel Reginato, bacharel em Composição Erudita pela ECA-USP atuando como coordenador e educador do Ateliê de Canto em Grupo pelo Instituto Eurofarma, professor de percepção da Escola do Auditório Ibirapuera, além de ministrar oficinas de canto coral pela Secretaria de Cultura do Estado pelas Oficinas Culturais.
Como regente está à frente do Coro Juvenil da Escola do Auditório desde 2007 e da preparação musical do grupo vocal Canto Ma Non Presto desde 2006. Além de ter obra vocal editada pela Funarte, mantém intensa atuação como arranjador para musicais e grupos corais.
Livre. Grátis.
28/06. Domingo, às 18h30.
Oficina
Oficina de Violão
Ministrada por Caio Chiarini a oficina é uma introdução às técnicas básicas do violão, história do instrumento, apreciação musical e prática instrumental. O trabalho será feito com base na apreciação de diversos gêneros musicais e por algumas práticas de repertório, sugeridos pelos participantes e pelo professor.
Caio Chiarini – Músico, compositor e educador musical, graduado em licenciatura e educação musical pelo Instituto de Artes da UNESP e mestrando em música pela mesma universidade. Estudou também no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). É educador musical pela Associação de Amigos do Projeto Guri atuando dentro da Fundação Casa Rio Tâmisa. Trabalhou também na Fundação Casa Itaquera e no Projeto Tocando e Cantando em Mogi das Cruzes. Seu mestrado tem como objeto de pesquisa a atuação dos professores de música da Fundação Casa, buscando processos e projetos educacionais que valorizam a experiência do ato de se fazer música.
Vagas limitadas. Inscrições a partir de 1º de junho, na Central de Atendimento.
Livre. Grátis.
17/06 a 26/08. Quartas, das 19h às 21h.
Serviço
Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo