Revitalização de complexo viário na região central de Taboão aumenta fluidez em até 50%
Prefeitura realizou diversas intervenções para melhorar o trânsito na região central de Taboão da Serra
A prefeitura de Taboão da Serra entregou há 15 dias a reforma do complexo viário da avenida Caetano Barrela, na região central da cidade. As obras de ampliação das vias já estão concluídas, a próxima fase envolve ainda a instalação de radares e fibra ótica para o sistema semafórico.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Gerson Brito, as obras já registram índices importantes, nas três principais vias, nas quais foram feitas melhorias.
Uma das obras, na rua José Carlos de Macedo Soares, na região central de Taboão da Serra, foi implantada uma terceira faixa, onde a prefeitura registrou “ganho de 30% na fluidez do tráfego”, segundo a assessoria da secretaria.
Outra mudança importante foi na av. João Batista de Oliveira, ao lado do hipermercado Extra, onde foi implantada mais uma faixa, com conversão livre para a avenida Caetano Barrela, sem o uso de semáforo. Nesse ponto o ganho de fluidez é ainda maior, cerca de 50%. Ainda na Caetano Barrela, foi proibida a circulação de tráfego de caminhões e será implantado um radar para fiscalização desses veículos.
Segundo a prefeitura, além de estabelecer mais fluidez para quem vai sentido zona Sul de São Paulo (Campo Limpo), as obras facilitam também o tráfego de quem pretendo acessar a Régis Bittencourt, sentido São Paulo.
“Estamos na fase final das intervenções naqueles locais, e o grande diferencial, e que irá aumentar ainda mais o ganho de fluidez na região, é o moderno complexo semafórico, com fibra ótica, que implantaremos em breve”, afirma o secretário Gerson Brito. “Com o novo equipamento, faremos a reprogramação semafórica do tempo, com ganho exponencial para quem trafega em Taboão da Serra”, finaliza.
De acordo com o secretário, todo o controle do complexo semafórico será feio direto do Centro de Controle Operacional (CCO), e não mais de forma manual, como é feito atualmente. Gerson Brito também afirmou que “para os portadores de deficiência e idosos, construímos novas rampas de acessibilidade”