Romu inicia operações em Embu das Artes
Nely Rossany
A Ronda Ostensiva Municipal, Romu já está atuando nas ruas de Embu das Artes. O grupo de elite da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou suas operações no mesmo dia em que foi lançada, na última terça-feira, logo após a cerimônia de entrega das novas viaturas.
Com 5 viaturas novas no policiamento preventivo e 32 agentes, o grupo está operando em escalas diferenciadas, com operações em pontos estratégicos na madrugada, tarde e noite.
De acordo com a prefeitura, as operações estão sendo realizadas em sua maioria nos pontos de maior incidência de crimes e tráfico, como Jardim Santo Eduardo, Vista Alegre, Pinheirinho, Valo Verde e todas as áreas de periferia da cidade. Além disso, o grupo conta com o Núcleo de Inteligência (NIT) que realiza mapeamentos geográficos e pontuais para incursões e diversas modalidades de ações práticas da Guarda especializada.
Novos guardas
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, duas turmas com 32 agentes atuarão no grupo. Hoje o efetivo total da Guarda Municipal é de 154 agentes e mais 50 estão em treinamento. Com a formação da nova turma, que deve acontecer em abril de 2018, o efetivo vai totalizar 204 guardas, e segundo o prefeito, esse número deve aumentar. “Nossa expectativa é que crescendo a arrecadação na cidade, os investimentos em segurança e outras áreas aumentem também. Ainda não contamos com o número ideal, que seria de acordo com o tamanho da nossa cidade, de cerca de 500 ou 600 guardas, mas pode ter certeza que de acordo com o nosso orçamento vamos fazer esse efetivo aumentar”, disse o prefeito Ney Santos (PRB) durante evento de lançamento da Romu.