Ronaldo Onishi tem projetos de vacinação nas escolas e capacitação em Libras aprovados em Taboão da Serra
Iniciativas do vereador avançam em duas frentes: facilitar o acesso de crianças e adolescentes à imunização e reduzir barreiras de comunicação para pessoas com deficiência auditiva
Duas iniciativas apresentadas pelo vereador Ronaldo Onishi avançaram na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Os parlamentares aprovaram projetos de sua autoria que permitem a implantação de um programa de vacinação nas escolas e a oferta de alfabetização e capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para familiares, cuidadores e profissionais que convivem com pessoas com deficiência auditiva.
As propostas reforçam a atuação do vereador em duas áreas de políticas públicas: saúde preventiva e inclusão. Com a aprovação pelo Legislativo, os textos seguem para análise do prefeito, que poderá sancioná-los ou vetá-los.
Vacinação mais perto dos estudantes
O Projeto de Lei nº 050/2026 autoriza a Prefeitura a instituir o Programa Municipal de Vacinação nas Escolas, aproximando os serviços de imunização de crianças e adolescentes matriculados nas redes pública e privada de ensino.
A proposta prevê uma atuação conjunta das secretarias municipais de Saúde e Educação. Entre as ações que poderão ser desenvolvidas estão campanhas de vacinação dentro das escolas, acompanhamento da situação vacinal dos estudantes, atividades de conscientização e encaminhamento daqueles que estiverem com o esquema vacinal incompleto para as unidades de saúde.
Para Ronaldo Onishi, utilizar as escolas como pontos de apoio pode facilitar o acesso à vacinação e também ampliar a conscientização das famílias.
“A escola constitui espaço estratégico para ações de saúde pública, permitindo o acesso facilitado à população infantojuvenil e contribuindo para a conscientização das famílias sobre a importância da imunização”, afirma o vereador.
A aplicação das vacinas dependerá da autorização dos pais ou responsáveis e deverá respeitar as normas sanitárias e o Calendário Nacional de Vacinação.
Projeto busca aproximar Libras das famílias
A segunda iniciativa de Ronaldo Onishi é o Projeto de Lei nº 068/2026, que autoriza a criação do Programa Municipal de Alfabetização e Capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A proposta tem como foco principalmente pessoas que convivem diretamente com quem possui deficiência auditiva. Pais, familiares, cuidadores e profissionais poderão ter acesso à formação para melhorar a comunicação e contribuir para maior autonomia e inclusão.
“Ao proporcionar formação gratuita e acessível, o Município contribuirá para a redução das barreiras de comunicação, fortalecendo a inclusão, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, além de promover maior integração familiar e comunitária”, justifica Onishi.
O programa poderá oferecer cursos de Libras em diferentes níveis, oficinas, palestras, atividades práticas, material didático e certificação.
As atividades poderão acontecer em escolas municipais, equipamentos públicos de assistência social e centros de atendimento à pessoa com deficiência. O projeto também permite parcerias com instituições de ensino, associações e organizações da sociedade civil.
A proposta estabelece prioridade para pais e responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência auditiva, além de familiares, cuidadores e profissionais que trabalham diretamente com esse público.
Saúde preventiva e inclusão
Com os dois projetos, Ronaldo Onishi busca ampliar políticas municipais que tenham impacto direto no cotidiano dos moradores. Enquanto a vacinação nas escolas pretende facilitar a imunização e contribuir para aumentar a cobertura vacinal, a capacitação em Libras procura enfrentar uma dificuldade presente dentro das próprias famílias: as barreiras de comunicação.
Após a aprovação pela Câmara Municipal, os dois projetos seguem para análise do Poder Executivo.
O TABOANENSE
TAGS
Notícias relacionadas
Anderson Nóbrega e prefeito Engenheiro Daniel anunciam início das obras do Parque Linear Olívio Nóbrega
17/08/2026
Habitação de Taboão da Serra entrega 58 Títulos de Propriedade para moradores do Comunitário
17/08/2026

