Roubos caem 33% em Taboão da Serra
Por Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
O número de casos de roubos na cidade de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, registrou queda de 33% no mês de setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Nos municípios vizinhos, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, os casos de roubos caíram 25% e 24% respectivamente. Veja a tabela.
No município de Taboão da Serra, foram registrados 214 casos em setembro de 2016 e 142 casos no mesmo período deste ano. Já em Embu das Artes, foram 128 ocorrências em setembro de 2016 e 95 no mês passado. Enquanto em Itapecerica da Serra foram 103 casos de roubos em setembro do ano passado e 78 boletins de roubos em setembro deste ano.
Já os casos de roubos de veículos, registram alta em Taboão da Serra e Embu das Artes. Em Taboão foram 42 casos em setembro de 2016 e 52 no mesmo período deste ano, uma alta de 23%. O município de Embu das Artes registrou 23 casos em setembro de 2016 e 36 casos de roubos de veículos no mesmo período deste ano, uma alta de cerca de 56% nos crimes.
A cidade de Itapecerica registrou uma queda de 39% no número de casos de roubo de veículos. De acordo com SSP, foram 28 casos em setembro de 2016 e 17 no mesmo período deste ano.
Os três maiores municípios da região sudoeste da Grande São Paulo não registraram no mês de setembro deste ano casos de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.
Em Embu das Artes foram registrados três casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, no mês de setembro deste ano. Itapecerica da Serra registrou dois casos de homicídios dolosos no mesmo período, enquanto Taboão da Serra não houve registro.
Estupros
O município de Embu das Artes registrou cinco casos de estupros em setembro deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados nove. Já em Itapecerica da Serra foram quatro casos nos dois períodos.
A cidade de Taboão da Serra registrou a maior queda na região. Ainda de acordo com a SSP, foram dez casos em setembro de 2016 e um caso no mesmo período deste ano.
Estado
O estado de São Paulo teve redução de todos os principais índices criminais em setembro. Homicídios, latrocínios estupros, roubos e furtos em geral e de veículos, além dos delitos patrimoniais envolvendo bancos e cargas.