Ruas do Centro de Taboão recebem hoje celebração de Corpus Christi
Tapetes de Corpus Christi no ano passado nas ruas do centro de Taboão da Serra. Procissão acontece às 15h
O Santuário Santa Terezinha realiza hoje, dia 31, a celebração de Corpus Christi. A confecção dos tradicionais tapetes ornamentais que conta com a importante participação de voluntários taboanenses já estão prontos e podem ser visitados pelos fiéis. Eles foram confeccionados durante toda a madrugada. A procissão está marcada para acontecer às 15h e logo em seguida, às 16h, a missa no santuário.
Todos os anos a igreja católica escolhe um tema, em 2018, é o Ano Nacional do Laicato. Em Taboão da Serra, o tema escolhido pelo Monsenhor Aguinaldo é “Sejamos sal, luz e fermento na evangelização”.
“Todo ano temos um novo tema, proporcionando além da criatividade, um grande espirito de voluntariado, e envolvimento da comunidade, em procurar retratar nos tapetes, o que nos une a mais de dois mil anos com a vinda de Jesus Cristo”, declara o advogado Alexandre Depieri, lembra um dos organizadores da festa.
Taboão da Serra realiza o evento de Corpus Christi há 25 anos, como lembra um dos organizadores da festa, o advogado Alexandre Depieri. “A festa de Corpus Christi acontece na cidade a mais de 20 anos, tudo começou na rua Ernesto Capelari, nº 28, quando era uma rua de lazer, e para envolver as crianças começamos a fazer os tapetes em frente ao nosso escritório”.
Depieri também comenta como a realização da confecção dos tapetes cresceu e foi ganhando adeptos. “Com a participação das crianças, fazíamos o processo de forma bem artesanal tingindo a serragem com pó xadrez. Com o passar dos anos, foi crescendo o interesse da comunidade e com a participação maior de pastorais e movimentos, tivemos que usar outras técnicas espelhadas nas experiências de Santana de Parnaíba e Itapecerica da Serra”, comentou.
Com os anos, o evento cresceu, atualmente são confeccionados 120 tapetes na medida 5 x 2, com temas litúrgicos em serragem colorida e também é utilizado TNT para o percurso onde não é permitido fechar a via.
“Hoje utilizamos praticamente um container de serragem que recebemos de doação, adquirimos um pigmento próprio para o tingimento e fazemos o processo através de uma betoneira, que a prefeitura nos cede, bem como nos ajuda com o espaço de armazenamento e logística da Usina”, explica Depieri.
HISTÓRIA
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
Confira a programação completa
• 12h – Abertura e exposição dos tapetes de Corpus Christi;
• 15h – Procissão;
• 16h – Santa Missa;
• 18h – Início da limpeza das ruas.
Ruas interditadas
• Trecho da BR 116, em frente ao Santuário
• Rua do Tesouro
• Rua Jovina de Carvalho Dáu
• Rua Ernesto Capelari
• Rua Senador Felinto Müller
• Avenida Armando Andrade
• Rua do Carmo
• Rua Thereza Maria Luizetto