Sabesp amplia tratamento de esgoto em Osasco
Coletor-tronco Kennedy passa a funcionar na zona norte da cidade, aumenta em 25 milhões de litros de esgoto por mês enviados para tratamento na Estação de Barueri e beneficia 10 mil pessoas
A Sabesp finalizou em dezembro as obras que ampliam o tratamento de esgoto na zona norte da cidade de Osasco, Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os trabalhos beneficiam aproximadamente 10 mil moradores dos bairros Jardim Marieta, Vila dos Remédios e Jardim Ilona.
O coletor-tronco Kennedy vai ampliar para 55,2% o volume de esgoto tratado na cidade, o que corresponde a um aumento de 25 milhões de litros de esgoto por mês enviados para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri.
Com um investimento de R$ R$ 3,5 milhões, a obra faz parte do Projeto Tietê e vai colaborar com a despoluição do curso de água, auxiliando na redução da mancha de poluição do rio; além de contribuir para a melhoria das condições de vida da população local. São 1000 metros de redes coletoras instaladas próximas à Marginal Castelo Branco, via de alto tráfego. Para diminuir o impacto no trânsito as intervenções da Sabesp foram realizadas por método não-destrutivo (em túnel) a 10 metros de profundidade.
Pacote de ações
A Sabesp investe continuamente na universalização de seus serviços e desde que iniciou sua operação na cidade de Osasco, em 1999, já avançou 53 pontos percentuais no tratamento do esgoto coletado, passando de 2% na época da assinatura do contrato para os atuais 55,2%.
Já o Projeto Tietê, do qual a obra faz parte, realiza investimentos em coleta e tratamento de esgoto na Grande São Paulo desde 1992. Nesse período, aumentou a coleta de esgoto de 70% para 87%, e o tratamento de esgoto de 24% para 70%; reduzindo a mancha de poluição do rio Tietê em quase 77%, o equivalente a 400 quilômetros de distância.