Sabesp estimula empregabilidade e desenvolvimento social em comunidades vulneráveis
A fim de gerar novas fontes de renda para comunidades vulneráveis, a Sabesp vem ampliando as turmas do Projeto Ensinando a Pescar na região Oeste de São Paulo, que disponibiliza um curso gratuito de instalações hidráulicas residenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou desempregadas.
O programa, que tem como principal objetivo desenvolver e gerar novas oportunidades para a população, é composto por aulas teóricas e práticas, que abordam temas como meio ambiente, segurança do trabalho, caixa UMA, Programa de Despoluição de Córregos, esgoto, educação ambiental e hidráulica básica, bem como por uma aula prática de pesquisa de vazamentos.
Com duração de 4 horas, o Programa Ensinando a Pescar, conta com módulos de educação a distância, além das aulas práticas e presenciais: “O curso do Programa Ensinando a Pescar é prático e breve. Sem dúvidas está beneficiando a população e proporcionando aos participantes novas possibilidades de trabalho na região onde moram”, comenta Júlio Cesar do Amaral Cortinolle, representante do processo de Responsabilidade Socioambiental.
O Projeto Ensinando a Pescar faz parte das diversas iniciativas de responsabilidade social e ambiental da Sabesp. Respeito à sociedade e ao meio ambiente são valores organizacionais expressos em sua missão. Para a Companhia, a sustentabilidade também é desenvolvida através de programas socioambientais que buscam respeitar e desenvolver a sociedade, o meio ambiente e as pessoas, contribuindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida.
“Em nome da Comunidade do Flamenguinho e adjacências, agradecemos à Sabesp pelo carinho de sempre e pela disponibilidade em nos proporcionar mais essa oportunidade de participar do curso que, com certeza, abrirá novos caminhos. Foi de grande valia todo o conhecimento, muito esclarecedor”, declarou Vanessa, líder da Comunidade do Flamenguinho, que participou da primeira turma do Programa Ensinando a Pescar na Região Oeste.
O programa está totalmente alinhado aos objetivos da Companhia, que preza pela redução de perdas, uso consciente de água e utilização adequada da rede de esgoto, além de se adequar aos Objetivos de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).