Sabesp finaliza obras e libera pistas da avenida Eliseu de Almeida
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
A Sabesp informou na noite desta sexta-feira, dia 17, que finalizou as obras de recuperação das pistas da avenida Eliseu de Almeida que foram prejudicas com o surgimento de uma cratera no cruzamento com a rua Mário Dias. O trânsito está normalizado no local após cinco dias de interdição, causando congestionamentos em uma das principais ligações entre Taboão da Serra e a capital.
“Equipes da Sabesp liberaram nesta sexta-feira (17/2), conforme cronograma previsto, duas faixas no sentido Centro da avenida Eliseu de Almeida, na zona oeste de São Paulo. O trecho na esquina com a rua Mário Dias havia sido interditado no domingo (12/2), por questões de segurança”, informou a Sabesp em nota.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, durante visita no domingo passado, dia 12, que as obras de interdição da avenida Eliseu de Almeida estariam concluídas nesta sexta-feira.
Um grande esquema de trânsito foi montado para diminuir o impacto da interdição da pista, com mais de 25 agentes trabalhando no local. Apesar de todas as medidas, o congestionamento foi inevitável nos horários de pico.
Entenda o caso
Uma das principais vias de ligação entre Taboão da Serra e a capital, a avenida Eliseu de Almeida, está interditada após o surgimento de uma nova cratera no cruzamento da rua Mário Dias, na pista sentido São Paulo, na manhã deste domingo, dia 12.
Segundo a Sabesp, técnicos da companhia já trabalham no conserto do coletor-tronco de esgoto localizado na Avenida Eliseu de Almeida após o surgimento de uma nova cratera nas proximidades do trecho que ruiu em janeiro. Não há desabastecimento de água.
A Sabesp também informou, na ocasião, que não era possível estimar prazos para que a avenida seja liberada, portanto os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que trabalham, estudam e tem compromissos na capital devem se preparar para congestionamentos, já que todo trânsito deverá ser desviado principalmente pela avenida Francisco Morato.
“Neste domingo (12/2), por questões de segurança, as três pistas da via [Eliseu de Almeida] foram interditadas para o trânsito em conjunto com a CET. A Sabesp atua em parceria com a ENEL e a Comgás para monitorar as tubulações existentes no local. O foco dos serviços é a estabilização do terreno e, na sequência, a recuperação de trechos danificados”, informou em nota.
Após o surgimento da cratera, uma grande quantidade de água esverdeada tomou conta do local, enchendo o buraco e aumento a apreensão de motoristas que circulavam pela região.
Sobre o surgimento da nova cratera, “um dos motivos da situação é a sobrecarga da tubulação provocada pelas conexões indevidas da água das chuvas de imóveis para as redes de esgoto. Os sistemas de esgotamento sanitário não são dimensionados para receber água pluvial, gerando transtornos que podem causar o rompimento de estruturas, principalmente quando há maior incidência de chuvas, como nas últimas semanas”.