Saiba como evitar problemas no motor do veículo Opel
Os carros da marca Opel estão espalhados por todo o território brasileiro, apesar da marca não estar trazendo os novos modelos para o país. Sendo assim, é importante estar atento ao motor do veículo, de forma a evitar possíveis problemas.
O motor de um carro é composto por várias peças, sendo que muitas delas são monitoradas por sensores e, ao menor sinal de problema, você é informado por meio do painel de instrumentos. O painel do veículo mostra diversas informações relacionadas ao motor, sendo estas de grande utilidade, pois mostram sobre a temperatura e a injeção eletrônica. Como há diversos tipos de modelo e a tecnologia está evoluindo a cada ano, os novos modelos estão vindo mais completos, chegando a mostrar se os pneus estão vazios ou se a pressão do óleo está correta.
O sistema de arrefecimento é muito importante para o funcionamento do veículo. Um dos grandes problemas dos motores à combustão é que parte da energia gerada vira calor e, se ele não for removido, prejudica seriamente algumas peças devido ao superaquecimento. Sendo assim, saiba que o sistema de arrefecimento é importante e deve ser verificado constantemente.
Jamais trafegue com baixo nível do óleo do motor ou com pouco líquido no radiador. Aliás, barulhos excessivos são um forte indício de que algo não está funcionando como deveria, então é necessário buscar por ajuda rapidamente. O barulho pode começar desde o momento da partida, indicando a falta de lubrificação em alguns componentes, mas pode acontecer ao frear ou realizar diferentes ações. Porém, ao perceber que ele permanece após algum tempo de funcionamento, existem outras causas.
Normalmente, os responsáveis por um motor rajando são problemas na correia dentada, na embreagem, cabeçote ou bronzinas. Independentemente de qual componente está gerando tais ruídos, se o defeito se prolongar por muito tempo, o desgaste em outras peças vai aumentar, causando mais danos.
O óleo do motor possui a responsabilidade de lubrificar todas as peças do veículo e impedir que elas se aqueçam devido ao atrito causado pelo funcionamento do motor, e esse fluido também remove as impurezas geradas durante a queima, assim, o óleo ajuda na temperatura e o mantém limpo. Se for usado um tipo inadequado ou se ele estiver com o nível baixo, ambas as funções são prejudicadas. Além do superaquecimento, pode ocorrer desgaste excessivo em diversos componentes.
Toque o óleo do motor regularmente, entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. No manual do proprietário, além do tipo que deve ser usado, é informado também qual o tempo máximo que ele pode permanecer no motor, independentemente de quanto o veículo rodou.
A Opel tem uma grande história no país e não é mais comercializado modelos novos a alguns anos, tendo apenas os modelos antigos para revenda. Sendo assim, ainda há muitos veículos nas vias, sendo necessário fazer manutenção e reparos com grande frequência.
Quando o motor apresentar algum defeito, recomendamos que o condutor busque assistência em uma oficina especializada, onde um profissional capacitado poderá identificar o problema e relatar qual a melhor solução. Assim, ele poderá informar quais as peças que deverão ser substituídas, para que o automóvel volte ao seu perfeito estado. Estas peças, do motor e dos outros sistemas do veículos, podem ser encontradas através da loja online topautopecas.pt ou lojas físicas.