Samu de Taboão da Serra já recebeu 740 trotes nos primeiros quatro meses do ano
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Já imaginou precisar de uma ambulância e ela não chegar a tempo por que foi atender a um falso chamado?! Em Taboão da Serra, só nos quatro primeiros meses deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 740 trotes.
O Samu de Taboão da Serra recebeu pelo telefone 192 nos quatro primeiros meses desse ano, 8.707 ligações e 8,49% desses atendimentos foram trotes, ou seja, 740 pedidos falsos de socorro. A equipe também realizou 1.294 orientações médicas no período e 6.673 emergências. Os dados foram divulgados pela secretaria de Saúde nesta quarta-feira, dia 31, durante audiência pública na Câmara Municipal .
As ligações falsas comprometem o trabalho da equipe do Samu. Quando o trote não é identificado de primeira pela central, as viaturas se deslocam até o endereço indicado na ligação, trazendo prejuízo para a equipe, que perde a viagem, e para outras pessoas que realmente precisam com urgência do atendimento.
“É muito difícil conseguir identificar o trote, na realidade, identificar a pessoa que está fazendo o trote. mas a gente tem algumas estratégias hoje em dia, a informática está avançando bastante e a gente espera inibir isso, o principal ainda é a divulgação, a comunicação é extremamente importante”, relatou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.
Segundo o código penal, passar trote é considerado crime e, se a pessoa que fez a ligação for identificada, pode cumprir pena. Em caso de crianças, os pais podem responder.
A ligação para o número 192 é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel.