Samu de Taboão da Serra realizou mais de 8 mil atendimentos em 2017
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Taboão da Serra atendeu no ano passado 8.397 chamados. Os números fazem parte da prestação de contas da Secretaria de Saúde realizada na última quarta-feira, dia 28. As ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (USB) foram as mais utilizadas no atendimento de emergências na cidade, totalizando 6.979 ocorrências em 2017.
Já as Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel, foram responsáveis por 1.177 atendimentos. As motolâncias, atendimentos com motos, registraram um número de 241 atendimentos ano passado.
A Prefeitura também divulgou o número de atendimentos realizados pelas chamadas ambulâncias brancas, responsáveis pelas remoções e transferências entre unidades. Ao todo foram contabilizados 11.450 procedimentos.
Durante 2017, mais de 35.837 chamados foram realizados na central do Samu através do 192. Desses 7.868 foram orientações. E 4.961 foram trotes.
As ligações falsas comprometem o trabalho da equipe do Samu, além de colocar em risco a vida de quem realmente precisa de atendimento emergencial. Vale lembrar que passar trote é crime previsto no Código Penal, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.
Demora no atendimento
Muitas pessoas reclamam que ao acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), algumas vezes o socorro demora a chegar. A secretária de Saúde de Taboão da Serra, Raquel Zaicaner, explicou que, ligações para o número 192 devem ser feitas de um telefone fixo, desta forma as chamadas vão direto para a central do município. Quando a ligação é feita por um celular, vai para uma central em São Paulo ou Osasco, por exemplo, por isso a demora.
Atualmente a frota do Samu de Taboão é composta por duas ambulâncias básicas USB, para casos menos emergenciais, em que o atendimento é realizado com enfermeiro, auxiliar de enfermagem e socorrista. Uma viatura de suporte avançado USA, que exige a presença de médico, enfermeiro e socorrista. E duas motolâncias, que são pilotadas por enfermeiros. Três ambulâncias de remoção básicas, uma ambulância de UTI branca e um transporte de cadeirante.
Em caso de emergência disque 192 e chame o Samu. Ligação gratuita, 24 horas por dia.