Samu de Taboão da Serra recebeu mais de 5.700 trotes em 2019
Passar trote é crime e o autor da ligação pode responder judicialmente pela prática
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Taboão da Serra recebeu no ano passado 22.720 ligações, desses atendimentos 5.782 foram trotes. A equipe também realizou 6.309 orientações médicas.
Segundo a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, a prática ilegal acaba repercutindo no atendimento do Samu. “Muitas vezes a ambulância sai para o atendimento e chegando lá é trote, isso pode atrasar o atendimento de casos urgentes”.
Dra. Raquel Zaicaner alerta que a prática é crime e o autor da ligação pode responder judicialmente. Algumas cidades já criaram uma legislação específica para punir esse tipo de brincadeira.
Em outubro de 2019, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei (050/2019) de autoria do vereador André Egydio que dispõe sobre aplicação de advertências formais e em caso de reincidência, multas para os praticantes de trotes contra o Samu (Serviço de Assistência Médica de Urgência).
A multa será aplicada, em caso de reincidência, para os proprietários de linhas telefônicas. O Samu encaminhará um relatório para as empresas de telefonia solicitando as informações do nome do proprietário. Na primeira ocorrência será feita uma advertência, na ocorrência de reincidência, a multa aplicada será de 1 salário mínimo. Também são previstas na legislação medidas caso sejam usados telefones públicos.