Samu de Taboão da Serra recebeu mais de mil trotes nos últimos quatro meses de 2022
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Somente nos últimos quatro meses de 2022, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taboão da Serra recebeu 8.659 chamados, desse total, 11,96% das ligações foram trotes, ou seja, 1.036 pedidos falsos de socorro pelo telefone 192. A equipe também realizou 1.422 orientações médicas no período.
Os dados foram informados pela Secretaria da Saúde de Taboão da Serra durante audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2022, realizada na terça-feira, dia 28, no plenário da Câmara Municipal.
A Secretaria de Saúde alerta que as ligações falsas comprometem o trabalho da equipe do Samu, além de colocar em risco a vida de quem realmente precisa de atendimento emergencial. Passar trote é crime previsto no Código Penal.
A ligação para o número 192 é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel.
Ao Portal O Taboanense, o secretário de Saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa, falou sobre a gravidade dos trotes e o prejuízo que isso causa para a própria população.
“O prejuízo é muito grande. Se você mobiliza uma ambulância para um local que não tem ninguém necessitado e, ao mesmo tempo eu tenho um acidente do outro lado da cidade, essa pessoa que está acidentada vai demorar mais para receber o atendimento, e pode ter problemas sérios”, alerta Tarifa.
O secretário ressalta que as pessoas precisam ter consciência e não passar trotes. “A gente tenta evitar [os trotes] com campanhas de conscientização. Temos sistemas de identificação de chamadas, mas não são muito efetivos. As pessoas ligam de telefones que a gente não consegue identificar. A pessoa tem que ter vergonha de passar trote para um serviço tão nobre”, disse.