Samu de Taboão realiza mais de 7 mil atendimentos em quatro meses; trotes chegam a 16% das chamadas
Os dados correspondem aos meses de maio a agosto; no período foram registrados 1.868 trotes
De maio a agosto de 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taboão da Serra recebeu 11.662 chamadas, destas 7.469 resultaram em atendimentos e 2.325 em orientações médicas via telefone. E 1.868 trotes no período. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde.
De acordo com a Secretaria, a ambulância branca, responsável pelas remoções e transferências de pacientes entre unidades, realizou 3.648 atendimentos no segundo quadrimestre.
A ambulância de suporte avançado de vida (USA), que exige a presença de médico, enfermeiro e auxiliar nas viaturas, atendeu 437 pessoas. Já a unidade de suporte básico (USB) realizou 2.914 socorros, a ambulância UTI registrou 351 atendimentos, enquanto a motolância contabilizou 119.
Trote
Durante o 2º quadrimestre a Central do Samu registrou 1.868 trotes, ou seja, mais de 16% das ligações recebidas pelo 192 no período. Passar trote é crime. A prática é prevista no Código Penal, e estabelece pena de detenção ou multa.
O serviço só deve ser acionado em situações que representem risco de danos graves ao paciente ou em risco de morte, como problemas cardíacos, quedas, fraturas, queimaduras, acidentes automobilísticos com vítimas, atropelamentos, afogamentos entre outros.
Em caso de emergência disque 192 e chame o Samu. Ligação gratuita, 24 horas por dia.