Samu Taboão da Serra recebe cerca de 460 trotes por mês
De janeiro a outubro de 2016, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Taboão da Serra, que presta atendimentos com Unidades de Suporte Básico e Unidades de Suporte Avançado com UTI, recebeu 14,31% de ligações falsas, ou seja, das 32.398 ligações recebidas, 4.639 foram trotes.
O Samu recebe, em média, 463 trotes por mês através de ligações no número 192. O mês de abril foi o recordista de chamadas irresponsáveis, das 4.036 ligações recebidas, 657 eram trotes.
As ligações falsas comprometem o trabalho da equipe do Samu, além de colocar em risco a vida de quem realmente precisa de atendimento emergencial. Vale lembrar que passar trote é crime previsto no Código Penal, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.
Demora no atendimento
Muitas pessoas reclamam que ao acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), algumas vezes o socorro demora a chegar. A secretária de Saúde de Taboão da Serra, Raquel Zaicaner, explicou que, ligações para o número 192 devem ser feitas de um telefone fixo, desta forma as chamadas vão direto para a central do município. Quando a ligação é feita por um celular, vai para uma central em São Paulo, por isso a demora.
“Se a pessoa liga para o 192 de um telefone fixo [a chamada] cai no nosso Samu. Se a ligação é feita de um celular pode cair aqui ou em São Paulo, e muitas vezes eles não repassam para o Samu daqui porque acham que endereço é de lá. Como é uma ligação gratuita, se a pessoa vir uma emergência entra no lugar que tiver mais perto e pede pra usar um telefone fixo para ligar 192, que é certeza que vai cair na nossa central”, esclareceu.
Atualmente a frota do Samu de Taboão é composta por duas ambulâncias básicas USB, para casos menos emergenciais, em que o atendimento é realizado com enfermeiro, auxiliar de enfermagem e socorrista. Uma viatura de suporte avançado USA, que exige a presença de médico, enfermeiro e socorrista. E duas motolâncias, que são pilotadas por enfermeiros.
Em caso de emergência disque 192 e chame o SAMU. Ligação gratuita, 24 horas por dia.
Região
O problema com trotes também atinge o Samu Regional, que atende os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba. Das 12.130 chamadas recebidas de janeiro a outubro deste ano, a Central de Regulação recebeu 3.445 trotes, ou seja, 28,4%.
O serviço realizou em Embu das Artes 5.019 atendimentos no período. Itapecerica da Serra, 2.888; Embu-Guaçu foram 2.198, Juquitiba 1.296 e São Lourenço da Serra,729 chamadas.