Sarampo: “não está faltando doses da vacina nas UBSs” de Taboão da Serra, garante a secretária de Saúde
Doses de vacina contra o sarampo estão disponíveis em todas as UBSs do município; a imunização é aplicada conforme a faixa etária
Após vários munícipes reclamarem que não conseguem tomar a vacina contra sarampo em Taboão da Serra, a secretária de Saúde, dra. Raquel Zaicaner, garantiu à reportagem do Portal O Taboanense, que “não está faltando doses da vacina nas UBSs”. O município tem mantido a cobertura vacinal em todos os postos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A pasta afirmou que todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão abastecidas com as doses da tríplice viral. Com o cartão de vacina em mãos, os pais ou responsáveis deverão ir até a UBS do bairro para que possam receber a dose da vacina conforme a faixa etária. Quando a carteirinha é apresentada, verifica-se a necessidade ou não de a pessoa receber a imunização.
“Se as pessoas têm duas doses, não precisa tomar. Se não tem as duas doses, mas está na faixa etária que precisa de uma dose, e tomou a dose, também não precisa tomar. E tem a que não precisa tomar. O fundamental é ir com a carteirinha pra gente verificar se precisa ou não. Caso não tenha a carteirinha, vai tomar a vacina de acordo com a faixa etária”, afirmou dra. Raquel.
Segundo a secretária, “as pessoas não precisam se preocupar em mentir que nunca tomou [a vacina] ou que não tem a carteirinha. Se tem, fica tranquilo, leva a carteirinha pra gente ver”.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
– Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
– Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
– Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
– Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
– Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
– Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
– De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
– De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Para se vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS ou um documento de identidade.