Saúde de Taboão da Serra prorroga vacinação contra poliomielite e multivacinação até 30 de setembro
A Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação até 30 de setembro diante da baixa cobertura vacinal contra a doença e a adesão da população a vacinação. O prazo inicial da campanha que começou em 8 de agosto era até essa sexta-feira, dia 9.
A campanha nacional contra a pólio busca vacinar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra, estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.
À reportagem, a Vigilância Epidemiológica de Taboão da Serra informou que a adesão está baixa. “Até o momento 8.949 crianças e adolescentes compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante a campanha, das quais 7.654 foram vacinadas. As demais estavam com as cadernetas de vacinação atualizadas”.
A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra “reforça a importância de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia para, dentre outros motivos, evitar o ressurgimento de doenças já erradicadas e complicações em caso de contágio”.
Para participar da campanha, pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) até uma das 13 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, munido da carteira de vacinação e cartão do SUS.