Saúde de Taboão da Serra realizou treinamentos para novos médicos e enfermeiros
Eventos abordaram protocolos adotados no município e Sistema Único de Saúde (SUS)
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A Secretaria de Saúde (SMS) de Taboão da Serra realizou treinamentos para os 100 novos médicos do programa Mais Médicos e novos enfermeiros, que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A capacitação aconteceu dias 6 e 13/12, na Câmara Municipal.
Os temas centrais do primeiro dia foram aleitamento materno, puericultura, desenvolvimento neuropsicomotor, alimentação e imunização. Já no segundo, foi abordado sobre a saúde do adulto, em específico o diabetes e hipertensão.
“Agradeço todo apoio nos foi dado! O município está sempre auxiliando de todas as formas as nossas capacitações. Ilustramos para os novos médicos todas as características do município, como devemos atuar e principalmente sobre as patologias prevalentes aqui. Eles estão bem comprometidos. Acho que podemos mudar a saúde de Taboão da Serra sim!”, disse o coordenador médico, Hércules Marques.
O secretário de Saúde José Alberto Tarifa comentou sobre a importância desses treinamentos para os novos profissionais. “É importante as capacitações para os nossos médicos, assim, eles conseguem conhecer mais sobre os protocolos adotados na cidade e no SUS. Através disso, cada vez mais a qualidade vai aumentando e eficácia nos atendimentos”, disse.
“Poder receber novos médicos é uma alegria para o nosso município. O cuidado com a vida dos nossos munícipes é de suma importância e sempre estará em primeiro lugar. Isso é um grande marco para a saúde pública na cidade!”, disse o prefeito Aprígio.
“Trouxemos os profissionais de saúde do Mais Médicos para fazer um treinamento sobre a saúde da criança. Elegemos temas principais dos diagnósticos das crianças, que são puericultura, aleitamento materno, desenvolvimento neuropsicomotor, alimentação e imunização. A importância é fazer uma atualização de tudo isso, no aprendizado que os Mais Médicos utilizarão no dia a dia de atendimento”, disse a médica pediatra, Carolina Matias Belonio.
O médico cardiologista, Antonio Pierobom disse que a palestra sobre saúde do adulto alcançou o principal objetivo. “O assunto que eu falei foi para médicos, então não era novidade para ninguém, mas como generalistas, que tem muitas informações, acabam tendo dúvidas no que cabe as especialidades. Importante lembrar que o tema que abordei foi hipertensão arterial sistêmica, e como sendo doença, corroboram com a mortalidade por doenças cardiovasculares. Esse é um tema de muita relevância e acho que conseguimos atingir o propósito!”, afirmou.